Comunicação pública, emoções e afetos: estratégias de comunicação de universidades federais no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224375

Palavras-chave:

Comunicação Pública, Estratégias de Comunicação, Emoções, Plataformização da Sociedade, Universidades Públicas

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca da comunicação pública, a partir da sociedade de plataformas. Apresenta uma análise do discurso de universidades públicas federais brasileiras no Instagram, com foco nas estratégias de captação da emoção e de formação da emoção no discurso persuasivo. Dentre os resultados, identificamos a mobilização de afetos em torno do orador (ethos) e da audiência (pathos), sem prescindir de informações de comunicação pública (logos).

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Biografia do Autor

  • Sendi Chiapinotto Spiazzi, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Gestão de Organizações Públicas (UFSM), Bacharel em Relações Públicas (UFSM). Integrante do Grupo de Pesquisa Mídia, Discurso e Comunicação Pública (CNPq/UFSM), bolsista Capes PrInt na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). sendi.spiazzi@ufsm.br

  • Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria

    Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Mestre em Educação (UFSM), Bacharel em Jornalismo e Relações Públicas (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Discurso e Comunicação Pública (CNPq/UFSM). rejane.pozobon@ufsm.br

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

SPIAZZI, Sendi Chiapinotto; POZOBON, Rejane de Oliveira. Comunicação pública, emoções e afetos: estratégias de comunicação de universidades federais no Instagram. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 45, p. 173–192, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224375. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/224375.. Acesso em: 3 dez. 2024.