Agendamento estratégico: política, justiça e comunicação no STF

Autores

  • Cláudia Lemos Centro de Formação da Câmara dos Deputados

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224472

Palavras-chave:

Justiça , Comunicação , Agenda-setting

Resumo

No livro "Da lei aos desejos: o agendamento estratégico do STF", publicado pela editora Amanuense, Grazielle Albuquerque acompanha a evolução da comunicação do Supremo Tribunal Federal no período entre a promulgação da Constituição Federal de 1988 e a Reforma do Judiciário de 2004. Demonstra como, à medida que ganhou mais proeminência política, a instituição buscou se posicionar na arena pública. Para isso, profissionalizou sua relação com a imprensa e adotou a estratégia de prestar contas diretamente à sociedade, por meio de iniciativas como a criação da TV Justiça. A autora argumenta que, nesse jogo entre contexto político e ação institucional, o tribunal e a mídia constróem uma dinâmica comunicacional que se altera ao longo do tempo. O livro é a adaptação de uma tese de doutoramento em Ciência Política, que recorre também à literatura sobre Comunicação e sobre Justiça. Entrevistas com profissionais de comunicação que atuaram na cobertura do STF e na assessoria de imprensa permitem reconstituir o crescimento do interesse da imprensa e dos esforços de comunicação da instituição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia Lemos, Centro de Formação da Câmara dos Deputados

    Doutora em Literatura Comparada, mestre em Teoria da Literatura e jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professora no Mestrado Profissional em Poder Legislativo do Centro de Formação da Câmara dos Deputados.

Referências

ALBUQUERQUE, Graziela. Da lei aos desejos: o agendamento estratégico do STF. [S. l.]: Amanuense Livros, 2023.

BUENO, Wilson. Política de comunicação do IFSC. Florianópolis: IFSC, 2013.

CHAPARRO, Manuel Carlos. Cem anos de assessoria de imprensa. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. São Paulo: Atlas, 2011. p. 33-51.

EPSTEIN, Lee; JACOBI, Tonja. The strategic analysis of judicial decisions. Annual Review of Law and Social Science, [s. l], v. 6 p. 341-358, 2010. doi: https://doi.org/10.1146/annurev-lawsocsci-102209-152921.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da comunicação: ideias, conceitos e métodos. Petrópolis: Vozes, 2014.

SANT’ANNA, Francisco. Mídia das fontes: o difusor do jornalismo corporativo. [S. l.]: Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, 2005. Disponível em: https://arquivo.bocc.ubi.pt/pag/santanna-francisco-midia-fontes.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

LEMOS, Cláudia. Agendamento estratégico: política, justiça e comunicação no STF. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 45, p. 420–423, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224472. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/224472.. Acesso em: 23 nov. 2024.