Abordagens teóricas e definições mínimas na pesquisa em Comunicação Pública: construindo o conceito de Comunicação Pública de Estado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.225134

Palavras-chave:

Comunicação Pública de Estado, Comunicação política, Comunicação institucional, Democracia, Governança

Resumo

A Comunicação Pública constitui um campo em franco desenvolvimento, tanto do ponto de vista científico quanto do profissional. Persiste, porém, a percepção de que ainda se trata de um conceito em construção. Com o objetivo de contribuir para uma definição clara e fundamentada dos pontos de vista teórico e empírico, este trabalho busca reconhecer e sistematizar as contribuições da literatura nacional sobre o tema da Comunicação Pública. A revisão de literatura identifica três aspectos que delimitam a área, a saber, os agentes promotores da comunicação, o perfil do conteúdo e do ethos de produção e os canais de comunicação. Tais aspectos constituem requisitos mínimos para o conceito de Comunicação Pública de Estado, que, por sua vez, comporta uma dimensão normativa-democrática, que viabiliza participação, transparência, responsabilização, defesa de direitos sociais e governança; e uma dimensão institucional, relativa aos vínculos e à confiança nas instituições e na democracia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edna Miola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
    Bacharel em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG).

  • Francisco Paulo Jamil Marques, Universidade Federal do Paraná

    Professor do Departamento de Ciência Política e dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPA). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

ABREU, Júlio Cesar Andrade de. Gestão de políticas públicas, participação democrática e internet: inovação nos modelos de gestão no setor público. Brasília, DF: ENAP, 2017. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2882/1/48.pdf. Acesso em: 15 ago. 2024.

ALVIM-SILVA, Ana Eliza Ferreira; PEREIRA, José Roberto; AGUIAR, Cibele Maria Garcia de. Some contributions of Habermas to the study of public communication of science. Trans/Form/Ação, Marília, v. 44, n. 4, p. 21-44, 2021.

BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade: por uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

BORGES, Tiago Gautier Ferreira; WEBER, Maria Helena. Mapeamento da Comunicação Pública dos três poderes do Estado Brasileiro. In: CONGRESSO DA INTERCOM, 33., 2010, Caxias do Sul. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2010. p. 1-13.

BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceito de comunicação pública. In: Duarte, Jorge (Org.). Comunicação Pública. São Paulo: Atlas, 2012. p. 1-33.

BUCCI, Eugênio. Em Brasília, 19 horas. São Paulo: Editora Record, 2008.

BUCCI, Eugênio. O Estado de Narciso. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação, iniciativa privada e interesse público. In: Duarte, Jorge (Org.). Comunicação Pública. São Paulo: Atlas, 2012. p. 134-153.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil [1988]. Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 19 jul. 2022.

CETIC.BR. Painel TIC COVID-19 2a Edição: Serviços públicos online, telessaúde e privacidade. Brasília, DF: CETIC.BR, 2020.

CHADWICK, Andrew; HOWARD, Philip. The Routledge Handbook of internet politics. New York: Routledge, 2009.

DORNELLES, Beatriz. A importância do diálogo como instrumento de cidadania em processos de comunicação pública com as comunidades de baixa renda. Questões Transversais, São Leopoldo, v. 4, n. 8, p. 106-113, 2016.

DUARTE, Jorge; VERAS, Lincoln. Glossário de Comunicação Pública. Brasília, DF: Casa das Musas, 2006.

DUARTE, Jorge. Instrumentos de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação Pública. São Paulo: Atlas, 2012. p. 106-113.

FILGUEIRAS, Fernando. Além da transparência: accountability e política da publicidade. Lua Nova, São Paulo, v. 84, p. 65-94, 2011.

FRANÇA, Fábio. Comunicação Institucional e Propaganda. In: MELO, José Marques de (Ed.). Enciclopédia de Comunicação. São Paulo: Intercom, 2010. p. 277, 1v.

FREDRIKSSON, Magnus; PALLAS, Josef. Public Sector Communication. In: The International Encyclopedia of Strategic Communication. New Jersey: Wiley, 2018. p. 1-10.

FRIEDRICH, Carl. (Org.). O interesse público. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1967.

GARCÊS, Regiane Lucas; AGGIO, Camilo de Oliveira. Comunicação pública, movimentos sociais e perspectiva sistêmica: quem fala em nome de quem nas redes sociais? In: MARQUES, Ângela et al. (Orgs.). Comunicação organizacional: Vertentes conceituais e metodológicas. Belo Horizonte: UFMG, 2017. p. 171-186. 2v.

GIL, Patrícia Guimarães; MATOS, Heloiza. Quem é o cidadão na comunicação pública? Uma retrospectiva sobre a forma de interpelação da sociedade pelo Estado em campanhas de saúde. In: MATOS, Heloiza (Org.). Comunicação pública. São Paulo: ECA/USP, 2012. p. 141-167.

GOZZI, G. Estado Contemporâneo. In: BOBBIO, Norberto et al. (Coords.). Dicionário de política. Brasília, DF: Editora UnB, 1998. p. 401-409.

HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. 2v.

HASWANI, Mariângela. Comunicação Pública: bases e abrangências. São Paulo: Saraiva, 2017.

HASWANI, Mariângela. Em pauta a comunicação com investidores: relações privilegiadas da comunicação pública governamental. Organicom, São Paulo, v. 18, n. 35, p. 72-83, 2021. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.183974.

HELD, David. Modelos de democracia. Belo Horizonte: Paidéia, 1987.

I FÓRUM Nacional de TVs Públicas: diagnóstico do campo público de televisão. Brasília, DF: Ministério da Cultura, 2006.

JAMBEIRO, Othon. A TV no Brasil do século XX. Salvador: Edufba, 2001.

JAMBEIRO, Othon.; FERREIRA, Fábio. Comunicações como Serviço Público no Brasil: Configuração Contemporânea. Revista Brasileira de Políticas de Comunicação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1-19, 2011.

KOÇOUSKI, Marina. Comunicação pública: construindo um conceito. In: MATOS, Heloiza (Org.). Comunicação pública. São Paulo: ECA/USP, 2012. p. 71-96.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação pública: direitos de cidadania, fundamentos e práticas. In: MATOS, Heloiza. (Org.). Comunicação pública. São Paulo: ECA/USP, 2012. p. 13-29.

LEAL FILHO, Laurindo. A TV Pública. In: HAMBURGER, Esther; BUCCI, Eugenio (Org.). A TV aos 50. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000. p. 153-165.

LEVI, Lucio. Governo. In: BOBBIO, Norberto et al. (Coords.). Dicionário de política. Brasília, DF: Editora UnB, 1998. p. 553-555.

LOCATELLI, C. Comunicação pública e barragens: Estratégias e atores. In: WEBER, Maria Helena; COELHO, Maria Pfeiffer; LOCATELLI, Carlos (Org.). Comunicação Pública e Política: pesquisa & práticas. Florianópolis: Insular, 2017. p. 187-205.

LUOMA-AHO, Vilma.; CANEL, María-José. Introduction to Public Sector Communication. In: LUOMA-AHO, Vilma; CANEL, María-José (Org.). The Handbook of Public Sector Communication. New Jersey: Wiley, 2020. p. 1-25.

MACHADO NETO, Manoel Marcondes. Comunicação Institucional. In: MELO, José Marques de (Ed.). Enciclopédia de Comunicação. São Paulo: Intercom, 2010.

MACHADO, Fabíola et al. Comunicação Digital na Caixa Econômica Federal: apontamentos sobre público jovem e a Nova Classe Média. Revista FSA, Teresina, v. 17, n. 7, p. 61-88, 2020.

MAGALHÃES, Eleonora. Jornalismo político no Brasil: polarização estéril ou arena de debates? Teoria e Pesquisa, São Carlos, v. 24, n. 2, p. 96-107, 2015.

MARCONI, Joe. Cause marketing. Chicago: Dearborn Trade, 2002.

MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Participação política, legitimidade e eficácia democrática. Caderno CRH, Salvador, v. 23, p. 591-604, 2010. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-49792010000300010.

MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Transparency. In: HARVEY, Kerric (Org.). The Encyclopedia of Social Media and Politics. Thousands Oaks: Sage, 2014. p. 1262-1264.

MARQUES, Francisco Paulo Jamil; MIOLA, Edna. Key concepts, dilemmas, and trends in political communication: a literature review considering the Brazilian landscape. Annals of the International Communication Association, Abingdon, v. 45, n. 2, 2021. p. 95-112. doi: https://doi.org/10.1080/23808985.2021.1945479.

MARQUES, Francisco Paulo Jamil; PEREIRA, Marcus Abilio. E-Government. In: MAZZOLENI, Gianpietro et al. (Org.). The International Encyclopedia of Political Communication. London: Wiley-Blackwell, 2015. p. 347-351.

MATOS, Heloiza Helena Gomes de. Comunicação Política e Comunicação Pública. Organicom, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 58-73, 2006. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2006.138911.

MATOS, Heloiza. Comunicação pública, esfera pública e capital social. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação Pública. São Paulo: Atlas, 2012. p. 47-71.

MATOS, Heloiza Helena; GIL, Patrícia. Alternativas ao conceito e à prática da comunicação pública. EPTIC Online, São Cristóvão, v. 15, n. 2, p. 12-27, 2013.

MATOS, Heloiza Helena; GIL, Patrícia. Uma rota para teoria e prática em comunicação pública: a argumentação como luta cívica por reconhecimento, respeito e justiça. In: MARQUES, Ângela et al. (Org.). Comunicação organizacional. Belo Horizonte: UFMG, 2017. p. 101-118. 1v.

MAZZON, José Afonso. Marketing Social: conceitos e perspectivas de utilização no Brasil. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 17, n.4, p. 5-22, 1982.

MIOLA, Edna. Radiodifusão pública e participação deliberativa. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

MIOLA, Edna. A Empresa Brasil de Comunicação e o Sistema da Política Midiática. EPTIC, São Cristóvão, v. 15, p. 137-152, 2013.

MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Por uma definição de Comunicação Pública: tipologias e experiências brasileiras. In: CONGRESSO DA COMPOLÍTICA, 7., 2017, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: UFRGS, 2017. p. 1-22.

MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Digital Democracy, Electronic Government, and the Digital Divide. In: ANNUAL ICA CONFERENCE, 71., 2021, [S. l.]. Anais […]. Washington, DC: The International Communication Association, 2021.

MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Government communication and online engagement during “the summer of Zika”. First Monday, [S. l.], v. 27, n. 7, p. 1-24, 2022. doi: https://doi.org/10.5210/fm.v27i7.11638.

NOVELLI, Ana Lucia. O papel institucional da Comunicação Pública para o sucesso da governança. Organicom, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 74-89, 2006. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2006.138912.

PAULINO, Fernando Oliveria.; GUAZINA, Liziane; OLIVEIRA, Madalena. Serviço público de média e comunicação pública: conceito, contextos e experiências. Comunicação e Sociedade, Braga, v. 30, 2016. p. 55-70. doi: https://doi.org/10.17231/comsoc.30(2016).2485.

PERUZZO, Cicilia Krohling. Aproximações entre a comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era do ciberespaço. Revista Galáxia, São Paulo, n. 17, p. 131-146, 2009.

PERUZZO, Cicilia Krohling. Comunicação e terceiro setor. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação Pública. São Paulo: Atlas, 2012. p. 154-173.

ROSSETTO, Graça. O recorte do tempo pelos acontecimentos: um exercício de periodização para Comunicação. Revista de Comunicação Verso e Reverso, São Leopoldo, v. 23, n. 52, pp. 1-16, 2009.

ROTHBERG, Danilo; CAMARGO, Mariana Gabriela. Relações públicas e sustentabilidade. Revista Internacional de Relaciones Públicas, Málaga, v. 8, n. 15, p. 153-176, 2018. doi: https://doi.org/10.5783/revrrpp.v8i15.511.

RUEDIGER, M.A. Governança democrática na era da informação. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 37, n. 6, p. 1257-1280, 2003.

SANT’ANNA, Francisco. Mídia das Fontes. Brasília, DF: Senado Federal, 2009.

SANTOS, Suzy; SILVEIRA, Érico. Serviço Público e Interesse Público nas Comunicações. In: RAMOS, Murilo César; SANTOS, Suzy dos (Orgs.). Políticas de comunicação. São Paulo: Paulus, 2007. p. 49-82.

SATHLER, Luciano. Comunicação no Terceiro Setor. In: MELLO, José Marques de (Ed.). Enciclopédia de Comunicação. São Paulo: Intercom, 2010. p. 290-291.

SHABO, Magedah. Techniques of Propaganda & Persuasion. Smyrna: Prestwick House, 2008.

SILVA, Isabelle Bento dos Santos; LIMA, Tiago Jessé Souza de. Publicidade no serviço público: A compra de mídia sob a ótica da razoabilidade. E-Compós, Brasília, DF, v. 25, p. 1-19, 2022. doi: https://doi.org/10.30962/ec.2591.

STRÖMBÄCK, Jesper; KIOUSIS, Spiro. Political public relations: principles and applications. New York: Routledge, 2011.

WEBER, Maria Helena. Na comunicação pública, a captura do voto. Logos, Rio de Janeiro, v. 1, p. 21-42, 2007.

WEBER, Maria Helena. Nas redes de comunicação pública, as disputas possíveis de poder e visibilidade. In: WEBER, Maria Helena; COELHO, Maria Pfeiffer; LOCATELLI, Carlos (Org.). Comunicação Pública e Política: pesquisa & práticas. Florianópolis: Insular, 2017. p. 23-56.

YAMAGUTI, Eliana. Legislação e terceiro setor. In: QUINTEIRO, Eudosia (Ed.), Um sensível olhar sobre o terceiro setor. São Paulo: Summus, 2006.

ZÉMOR, Pierre. As formas da comunicação pública. In: Duarte, Jorge (Org.). Comunicação Pública. São Paulo: Atlas, 2012. p. 214-245.

Publicado

2024-11-05

Como Citar

MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Abordagens teóricas e definições mínimas na pesquisa em Comunicação Pública: construindo o conceito de Comunicação Pública de Estado. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 45, p. 19–34, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.225134. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/225134.. Acesso em: 10 mar. 2025.