Comunicação para a gestão da memória, da informação e do conhecimento: pesquisa de comunicação organizacional para uma rede acadêmica universitária

Autores

  • Márcia Marques Universidade de Brasília
  • Dione Oliveira Moura Universidade de Brasília
  • Katia Maria Belisário Universidade de Brasília
  • Monica Regina Peres Universidade de Brasília
  • Mariana Ferreira Lopes Universidade Estadual Paulista
  • Marlise Viegas Brenol Universidade de Brasília
  • Paulo Almeida Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.227912

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Mídia social, Rede acadêmica

Resumo

O foco deste artigo é apresentar objetivos, metodologia e resultados de projeto de extensão desenvolvido para planejar a comunicação para a rede da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Criado em março de 2023, pensado e implementado por uma equipe multidisciplinar, o projeto “Comunicação para a gestão da memória, da informação e do conhecimento” tem por objetivo garantir à sociedade o acesso à informação e ao conhecimento produzidos pela instituição. Os dados obtidos com aplicação de questionários servem de base para diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão que se entrelaçam à produção do planejamento cuja matriz são os conceitos de comunicação organizacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcia Marques, Universidade de Brasília

    Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Comunicação pela UnB.
    Graduada em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Professora do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB. Autora do livro Ciberfeminismo, redes e espaços de poder. Jornalista.

  • Dione Oliveira Moura, Universidade de Brasília

    Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB). Diretora, em segundo mandato, da FAC-UnB. Coordenadora do projeto “Cartas para o Amanhã: vigilância comemorativa - Lélia Gonzalez”. Coordenadora da pesquisa Mapa da Mídia Negra Brasileira (MMNB). Idealizadora e coautora do livro Vá no seu tempo e vá até o final: mulheres negras cotistas no marco dos 60 anos da UnB. Jornalista.

  • Katia Maria Belisário, Universidade de Brasília

    Doutora em Jornalismo e Sociedade pela Universidade de Brasília (UnB), com estágios de pós-doutorado no Media, Communication and Sociology Department, da University of Leicester, no Reino Unido (2017/2018), e no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (2020). Professora associada do curso de Comunicação Organizacional da UnB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da UnB. Líder do grupo de pesquisa Gênero, Comunicação e Sociabilidade (Gecoms) do CNPq. Integrante do grupo Gender Media da University of Leicester, no Reino Unido.

  • Monica Regina Peres, Universidade de Brasília

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIR. Bacharel em Biblioteconomia e em Pedagogia pela UFG. Bibliotecária e professora voluntária na UnB.

  • Mariana Ferreira Lopes, Universidade Estadual Paulista

    Doutora em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB). Pesquisadora dos grupos Comunicação Comunitária e Cidadania do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UnB). Pesquisadora do grupo de pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (COMUNI).

  • Marlise Viegas Brenol, Universidade de Brasília

    Doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Mestra em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Professora no curso de Comunicação Organizacional da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB). Pesquisadora do Núcleo Comunicação Pública e Política (Nucop) na UFRGS. Integrante da rede de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Integra a rede de pesquisadores em Jornalismo e Tecnologia da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor (JorTec). Jornalista.

  • Paulo Almeida, Universidade de Brasília

    Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), com período na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Mestre em Comunicação pela UnB. Especialista em Leitura e Produção de Texto pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Pós-Graduação em Gestão de Mídias Sociais pela Anhembi Morumbi. Pós-Graduação em Formação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Paulista (Unip). Integrante dos grupos de pesquisa Jornalismo e Inteligência Artificial (JoIA) e Jornalismo e Construção Narrativa da História do Presente e Cultura, Mídia e Política, ambos da UnB. Professor voluntário da disciplina Empreendedorismo e Gestão da Comunicação na Faculdade de Comunicação da UnB. Coordena o projeto de extensão Conexão Responsa. Jornalista.

Referências

BARABÁSI, Albert-Lázló. Linked: a nova ciência dos networks. São Paulo: Leopardo, 2009.

BELISÁRIO, Katia Maria. De Chicago a Contagem: páginas do cotidiano no popular mais lido no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16983. Acesso em: 8 jan. 2025.

BONINI, Tiziano. “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, Ouro Preto, v. 11, n. 1, p. 13-32, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4315. Acesso em: 15 jan. 2024.

CURVELLO, João José Azevedo. A comunicação organizacional como fenômeno, como processo e como sistema. Organicom, São Paulo, v. 6, n. 10-11, p. 109-114, 2009. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GERALDES, Elen. Política de comunicação nas organizações: a terceira esfera. In: FORMIGA SOBRINHO, Asdrúbal Borges; RENAULT, David (Orgs.). Muito além dos meios: comunicação organizacional, desafios e interfaces. Brasília: UnB, 2014.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Relações públicas e modernidade: novos paradigmas da comunicação organizacional. 5. ed. São Paulo: Summus, 1997.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento estratégico da comunicação. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (Org). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2009.

KUNSCH, Margarida Maria Kohling. Comunicação organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 35-61, 2014. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p35-61.

KUNSCH, Margarida Maria (Org.). Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais aplicados. São Paulo: Summus, 2016.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba, 2012.

LUHMANN, Niklas. Ecological communication. Chicago: University of Chicago Press, 1989.

LUZ, Ana Javes Andrade da. Comunicação pública e memória comunicacional: revelações e apagamentos sobre o governo da presidenta Dilma Rousseff. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/235405. Acesso em:

jan. 2025.

MARQUES, Márcia. Modelo de ação comunicativa e de informação para redes sociais em ambientes digitais. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18143. Acesso em: 8 jan. 2025.

MARQUES, Márcia. Ciberfeminismo, redes e espaços de poder. São Paulo: Veneta, 2024.

MIRANDA, Antonio; SIMEÃO, Elmira. Multivocalidade como metametodologia para produção de conhecimento: estudo de caso. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE BIBLIOTECOLOGÍA, 11., 2006. Anais […]. Santiago de Chile: Colegio de Bibliotecarios de Chile, 2006. Disponível em: https://repositorio.unb.br/jspui/bitstream/10482/686/1/EVENTO_Multivocalidade Metametodologia.pdf. Acesso em: 8 jan. 2025.

SCHEID, Daiane; MACHADO, Jones; PÉRSIGO, Patrícia M. (Orgs.). Estrato de Verbetes: dicionário de comunicação organizacional. Santa Maria: Facos-UFSM, 2018.

QUADROS, Mirian Redin de. O podcast como ferramenta de comunicação organizacional: tendências e possibilidades. In: SCHEID, Daiane; MACHADO, Jones; PÉRSIGO, Patrícia M. (Orgs.). Tendências em comunicação organizacional: temas emergentes no contexto das organizações. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2019. p. 54-64. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/330/2022/04/Tendencias.pdf#page=55. Acesso em: 15 jan.2024

QUINTINO, Cleysiane Lopes; DEL BIANCO, Nelia R.; MOURA, Dione Oliveira. Consumo de podcasts jornalísticos no cotidiano de jovens universitários brasileiros. Comunicação Pública, Lisboa, v. 16, n. 31, 2021. doi: https://doi.org/10.34629/cpublica.56.

RAVASI, D. Identidade organizacional e memória. Organicom, São Paulo, v. 11, n. 20, p. 39-49, 2014. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139215.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

MARQUES, Márcia; MOURA, Dione Oliveira; BELISÁRIO, Katia Maria; PERES, Monica Regina; LOPES, Mariana Ferreira; BRENOL, Marlise Viegas; ALMEIDA, Paulo. Comunicação para a gestão da memória, da informação e do conhecimento: pesquisa de comunicação organizacional para uma rede acadêmica universitária. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 46, p. 65–87, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.227912. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/227912.. Acesso em: 14 jun. 2025.