O campo da Comunicação Organizacional na atualidade: direções epistemológicas e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.229197

Palavras-chave:

Capitalismo digital, Comunicação organizacional, Mediações sociotécnicas, Tecnologia

Resumo

Situamos a Comunicação Organizacional atrelada a processos sociotécnicos e gestionários na lógica neoliberal para provocar reflexões capazes de contribuir com o encadeamento epistemológico e profissional do campo. As pesquisas têm avançado nas últimas décadas, ampliando as perspectivas metodológicas e teóricas para além das funcionalistas. Porém, vivenciamos transformações decorrentes do avanço da tecnologia e do capitalismo de plataformas com impactos significativos na organização social, as quais precisam ser agregadas em nossas reflexões. Trata-se de momento propício para avivar indagações que favoreçam estudos críticos e contribuam para reduzir a distância entre o avanço do pensamento teórico e o desenvolvimento da comunicação em contextos organizacionais.

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Biografia do Autor

  • Ivone de Lourdes Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Pós doutora pela Université Paul Sabatier. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora na graduação e na pós-graduação em Comunicação Social – Interações Midiáticas na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Líder do grupo de pesquisa “Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais” (Dialorg). Coautora do livro O que é comunicação estratégica nas organizações e coorganizadora da obra Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações.

  • Isaura Mourão Generoso, Universidade Federal de Viçosa

    Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professora Adjunta, lotada no Departamento de Comunicação Social (DCM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
    Integrante dos Grupos de Pesquisa Dialorg e GCCOP. Autora do livro Comunicação Organizacional: Saber e Prática-Discursiva – Uma compreensão inspirada em Michel Foucault.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; GENEROSO, Isaura Mourão. O campo da Comunicação Organizacional na atualidade: direções epistemológicas e desafios. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 46, p. 19–28, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.229197. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/229197.. Acesso em: 24 jun. 2025.