Corpos, idades e imaginários em celebração: narrativas sobre Madonna em Copacabana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2025.233457Palavras-chave:
Evento, corpo, produção de sentidos, emoção, envelhecimentoResumo
Em 2024, Copacabana acolheu o show de encerramento da turnê The Celebration Tour, da cantora Madonna. Em cena, uma popstar internacional de 65 anos, ativa, performando sexualidade. O objetivo deste artigo é refletir acerca dos imaginários sobre o corpo feminino que envelhece em atividade e em exposição midiática, nas narrativas de pessoas que acompanharam o grande evento e fizeram comentários on-line. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que mapeia narrativas veiculadas nos comentários dos melhores momentos do show.
Downloads
Referências
ARFUCH, L. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
ARFUCH, L. A vida narrada: memória, subjetividade e política. Rio de Janeiro: UFRJ, 2023.
ARFUCH, L. El “giro afectivo”. Emociones, subjetividad y política. DeSignis. Argentina, v. 24, p. 245-254, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/6060/606066848013.pdf . Acesso em: 25 jan. 2025.
BEAUVOIR, S. A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BILLBOARD. Madonna Woman of The Year Full Speech | Billboard Women in Music 2016. YouTube, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c6Xgbh2E0NM . Acesso em: 10 jan. 2025.
CARNEIRO, R. A resposta de Madonna às críticas recebidas por sua aparência. Veja, 8 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/o-som-e-a-furia/a-resposta-de-madonna-as-criticas-recebidas-por-sua-aparencia . Acesso em: 10 jan. 2025.
CASTRO, G. E as grisalhas garotas de Ipanema? Idadismo e envelhecimento feminino no imaginário das belezas cariocas. In: OLIVEIRA, Denise da Costa. (org.). Corpos, imaginários e afetos nas narrativas do eu. Rio de Janeiro: Epapers, 2020. p. 169-182.
CASTRO, G. O idadismo na cultura e o envelhecimento como problema: produção de sentidos sobre a velhice. In: OLIVEIRA, Denise da Costa; FORTUNA, Daniele Ribeiro. (org.). A invenção do nojo: corpo, imaginário e emoção. Rio de Janeiro: E-papers, 2022. p. 71-88.
CNN BRASIL. Alagamentos, destruição e 183 mortes: relembre a tragédia das chuvas no RS que marcou 2024. CNN Brasil, 18 de dezembro de 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sul/rs/alagamentos-destruicao-e-183-mortes-relembre-a-tragedia-das-chuvas-no-rs-que-marcou-2024/ . Acesso em: 15 jan. 2025.
DURAND. G. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. São Paulo: Difel, 1999.
FARIAS, L. A.; AGNELLI, F. Por que um evento é Mega: a falta de consenso acerca do significado de “eventos” e “megaeventos esportivos”. Revista Famecos, v. 30, p. 1-10, 2023. DOI: 10.15448/1980-3729.2023.1.42788. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistafamecos/article/view/42788 . Acesso em: 28 maio 2025.
FARIAS, L. A.; GANCHO, C. Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 20, p. 24–38, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139214. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139214 . Acesso em: 19 jan. 2025.
FREITAS, R. F. Da Cidade-espetáculo à Cidade-mercadoria: a comunicação urbana e a construção da marca Rio. Revista Eco-Pós, v. 20, n. 3, p. 49-65, 2017. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/14473 , Acesso em: 19 jan. 2025.
FREITAS, R. F. et al. Em nome do espetáculo: megaeventos, cidades e representações midiáticas. In: MAIA, J.; HELAL, C. L. R. (org.). Comunicação, arte e cultura na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. p. 149-162.
FREITAS, R. F. Folia, mediações e megaeventos: breve estudo sobre as representações do Carnaval 2010 nos jornais cariocas. Rumores, n. 9, v. 1, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51229. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51229 . Acesso em: 19 jan.2025.
GRANCHI, G. Como Madonna quebrou tabus ao incluir ‘cartilha sobre Aids’ em álbum de 1989. G1, 4 de maio de 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2024/05/04/como-madonna-quebrou-tabus-ao-incluir-cartilha-sobre-aids-em-album-de-1989.ghtml . Acesso em: 10 jan. 2025.
LE BRETON, D. Desaparecer de si: uma tentação contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2018.
LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
MULTISHOW. Os melhores momentos do show da Madonna no Brasil! | Madonna no Multishow | Música Multishow. YouTube, 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AsgO_DuAlYE. Acesso em: 15 jan. 2025.
O GLOBO. Madonna no Rio: empresário lança desafio, e fãs enviam fotos de tatuagens sobre a cantora; veja fotos. O Globo, 2 de maio de 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2024/05/02/madonna-no-rio-empresario-lanca-desafio-e-fas-enviam-fotos-de-tatuagens-sobre-a-cantora-veja-fotos.ghtml. Acesso em: 10 jan. 2025.
OLIVEIRA, D. S. C. Narrativas do eu, corpo e riso em fóruns de debates durante a pandemia. In: OLIVEIRA, D. S. C.; FREITAS, R. F. F.; FORTUNA, D. R. (org.). Narrativas na pandemia: corpos, escritas e subjetividades. Rio de Janeiro: Ayran, 2024. p. 99-120.
OLIVEIRA, D. S. C.; SIQUEIRA, E. D. Efervescência, emoção e produção de sentidos na Jornada Mundial da Juventude. In: FREITAS, R. F.; LINS, F.; SANTOS, M. H. C. (org.). Megaeventos, comunicação e cidade. Curitiba: CRV, 2016. p. 215-234.
PEREIRA, E. S. Eventos em relações públicas: ferramenta ou estratégia?. In: FARIAS, L. A. (org.). Relações públicas estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011. p. 137- 150.
PINOTTI, F. Madonna se torna artista mulher com maior público da história. CNN Brasil, 5 maio 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/madonna-se-torna-artista-mulher-com-maior-publico-da-historia/. Acesso em: 10 jan. 2025.
PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO. Show de Madonna vai movimentar R$ 293,4 milhões na economia e dar aos cariocas um retorno 30 vezes maior do que o valor investido pela Prefeitura em patrocínio. Rio de Janeiro, 13 abr. 2024. Disponível em: https://prefeitura.rio/desenvolvimento-urbano-e-economico/show-de-madonna-vai-movimentar-r-2934-milhoes-na-economia-e-dar-aos-cariocas-um-retorno-30-vezes-maior-do-que-o-valor-investido-pela-prefeitura-em-patrocinio/. Acesso em: 10 jan. 2025.
SARLO, B. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Denise da Costa Oliveira, Jéssica Baptista, Pâmella Cordeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.