Blocos de Rua no Carnaval do Rio: da complexidade do evento ao problema do patrocínio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2025.235472Palavras-chave:
Evento, Carnaval de rua, Blocos de carnaval, Cultura, PatrocínioResumo
A organização dos eventos de carnaval de rua envolve uma série especificidades relatadas neste depoimento, que também problematiza brevemente a história e as dificuldades dos blocos de carnaval nas relações com o poder público do município do Rio de Janeiro. Como tema adjacente, discute-se as condições de custeio e o papel do patrocínio neste tipo de produção cultural.
Downloads
Referências
FERNANDES, Rita. Prefeitura publica portaria que libera patrocínio aos blocos. Veja Rio, em 14 de fevereiro de 2025. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/coluna/rita-fernandes/prefeitura-publica-portaria-que-libera- patrocinio-aos-blocos. Acesso em: 15 jan. 2025.
RIOTUR lança caderno de encargos para estruturar o carnaval de rua. Portal da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2009. Disponível em: http://www0.rio.rj.gov.br/pcrj/destaques/riotur_cadenc_carnaval_rua.htm. Acesso em: 15 jan. 2025.
SILVA, Fábio. Carnaval de Rua 2010: Riotur apresenta estrutura e patrocinador. Galeria do Samba, 8 de janeiro de 2010. Disponível em: https://galeriadosamba.com.br/noticias/carnaval-de-rua-2010-riotur-apresenta-infraestrutura-e-patrocinador/5733/. Acesso em: 15 jan. 2025.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ricardo Benevides, João Marcelo Oliveira, Rita Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.