Communicative strategies in the processes of partnerships to implement the UN 2030 Agenda
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.200234Keywords:
SDGS, Communication, Sustainability, Alliances, 2030 AgendaAbstract
This article deals with a current global theme: the United Nations (UN) 2030 Agenda and the seventeen Sustainable Development Goals (SDGs), focusing on the 7th – Strengthen implementation mechanisms and revitalize the global partnership for the sustainable development and the role of communication in this context. Situating the strategic role of communication in promoting sustainability, through an integrated work between actors and public authorities, civil society and organizations, constitutes the basic purpose of this reflective text.
Downloads
References
ALMEIDA, Fernando. Desenvolvimento sustentável, 2012-2050: visão, rumos e contradições. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
ALMEIDA, Fernando. Os desafios da sustentabilidade: uma ruptura urgente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é, o que não é. Petrópolis: Vozes, 2012.
BRUNO, Kenny; KARLINER, Joshua. Earthsummit.biz: the corporate takeover of sustainable development. Canada: Institute for Food and Development Policy and Corpwatch, 2002.
CASTELLS, Manuel. Comunicación y poder. Madrid: Alianza, 2009.
CASTILHO, Laís. Análise discursiva de comunicação de empresas certificadas sustentáveis pelo Sistema B-Corporation. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo,São Paulo, 2021.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1991.
DEETZ, Stanley. A ascensão dos modelos de governança dos stakeholders e o consequente redesenho da comunicação. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes (org.). A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2009. p. 85-105.
ELKIGNTON, John. 25 years ago I coined the phrase “triple bottom line”: here’s why it’s time to rethink it. Harvard Business Review, Cambridge, 25 jun. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3r3nlUo. Acesso em: 22 set. 2022.
ELKINGTON, John. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron, 2001.
FELTRIN, Diuan dos Santos et al. Agenda 2030 e comunicação para a paz: estratégias de visibilidade e territorialização dos ODS na realidade brasileira a partir de uma perspectiva crítica. In: PELÚCIO, Larissa; CABRAL, Raquel (org.). Comunicação, contradições narrativas e desinformação em contextos contemporâneos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021. p. 67-88.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
HART, Stuart. O capitalismo na encruzilhada. Porto Alegre: Bookman, 2006.
KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.
KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016.
KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação organizacional. Histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. v. 1.
KUNSCH, Margarida M. Krohling et al. Políticas e estratégias de comunicação na gestão da sustentabilidade nas organizações públicas e privadas. Relatório técnico-científico de Projeto de Produtividade em Pesquisa. São Paulo: CNPq, 2014.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
KUNSCH, Margarida M. Krohling; KUNSCH, Waldemar Luiz (org.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, 2007.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Maria Aparecida. O que é comunicação estratégica nas organizações? São Paulo: Paulus, 2007.
PÉREZ, Rafael A. Estrategias de comunicación. 4. ed. Barcelona: Ariel, 2008.
PÉREZ, Rafael A.; MASSONI, Sandra. Hacia una teoría general de la estrategia. Barcelona: Ariel, 2009.
PHILIPPI JR., Arlindo; FERNANDES, Valdir; CIOCE Carlos Alberto Sampaio (org.). Gestão de natureza pública e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2012.
PHILIPPI JR., Arlindo; MALHEIROS, Tadeu Fabrício. Indicadores de sustentabilidade e gestão ambiental. Barueri: Manole, 2013.
PUTNAM, Linda. Metáforas da comunicação organizacional e o papel das relações públicas. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Relações públicas e comunicação organizacional: campos acadêmicos e aplicados de múltiplas. São Caetano do Sul: Difusão, 2009. p. 43-67.
ROCHA, Jefferson da. Sustentabilidade em questão: economia, sociedade e meio ambiente. Jundiaí: Paco, 2011.
UNITED NATIONS SUSTAINABLE DEVELOPMENT SOLUTIONS NETWORK. An action agenda for sustainable development. Disponível em: https://bit.ly/3S24hBT. Acesso em: 22 set. 2022.
VEIGA, José Eli da. Sustentabilidade, a legitimação de um novo valor. São Paulo: Editora Senac, 2010.
VIEIRA, Liszt. Os argonautas da cidadania. Rio de Janeiro: Record, 2001.
WHITTINGTON, Richard. O que é estratégia. Rio de Janeiro: Thomson, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Margarida M. Krohling Kunsch
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.