Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional

Autores/as

  • Roberto Coda Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
  • Ana Carolina Maciel da Silva
  • Mauro Neves Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Dirceu da Silva Universidade Municipal de São Caetano do Sul Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138924

Palabras clave:

Cultura Organizacional. Motivación. Orientación al cliente. Comunicación.

Resumen

La orientación al cliente es un principio esencial del concepto de Marketing desde su creación, en la década de 1950. Hoy es necesario que todos los empleados incorporen esta creencia a sus comportamientos, pues se percibe que actuar así es comunicado explícitamente por la propia cultura de la organización. Se utiliza el análisis factorial aplicado a una investigación con 250 personas para identificar construcciones culturales que, cuando se encuentran en una organización, efectivamente dan apoyo a una orientación al cliente y promueven un diálogo entre el Marketing, la Gestión de Personal y la Comunicación.

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Biografía del autor/a

  • Roberto Coda, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
    Livre-docente, doutor e mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor Associado do Departamento de Administração da FEA-USP. Professor e pesquisador do Centro Universitário Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) junto ao Programa de Mestrado em Ciências Contábeis
  • Ana Carolina Maciel da Silva
    Mestre em Administração de Empresas pela Fecap. Pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas
  • Mauro Neves Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Doutor e mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP. Professor e pesquisador da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Imes) junto ao Programa de Mestrado em Administração
  • Dirceu da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul Universidade Estadual de Campinas
    Doutor em Educação pela Faculdade de Educação USP. Mestre e bacharel em Física pelo Instituto de Física USP. Especialista em Métodos Quantitativos. Professor e Pesquisador de Pós-Graduação da Imes. Professor da Faculdade de Educação da Unicamp

Publicado

2007-06-13

Cómo citar

CODA, Roberto; SILVA, Ana Carolina Maciel da; GARCIA, Mauro Neves; SILVA, Dirceu da. Orientação para o cliente, Comunicação e Cultura Organizacional. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 6, p. 26–47, 2007. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138924. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/138924.. Acesso em: 30 jun. 2024.