Comunicación pública y campañas de lactancia materna: representaciones de la mujer-madre

Autores/as

  • Amanda Braga Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rudimar Baldissera Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.164565

Palabras clave:

Comunicación pública, Campañas de lactancia materna

Resumen

En este artículo, problematizamos los procesos de comunicación pública llevados a cabo por el Ministerio de Salud que se basan en las representaciones de mujeres-madres percibidas por las participantes del Estudio LINDA-Brasil en su Manual para mujeres trabajadoras que amamantan. Para ello, se activan contribuciones teóricas sobre las dimensiones culturales e históricas de la noción de “representaciones de la mujer-madre” y los procesos de comunicación pública, además de los datos de la investigación empírica realizada por Silveira, que comprendió la realización de un grupo focal con participantes del Estudio LINDA-Brasil.

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Biografía del autor/a

  • Amanda Braga Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
    Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela UFRGS.
    Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) da UFRGS.

  • Rudimar Baldissera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    Mestre em Comunicação/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
    Bacharel em Relações Públicas Pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
    Professor associado do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da UFRGS.
    Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRGS – CAPES.
    Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) da UFRGS – www.ufrgs.br/gccop
    Bolsista de Produtividade do CNPq.

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Publicado

2020-12-21

Cómo citar

SILVEIRA, Amanda Braga; BALDISSERA, Rudimar. Comunicación pública y campañas de lactancia materna: representaciones de la mujer-madre. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 33, p. 13–24, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.164565. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/164565.. Acesso em: 29 may. 2024.