A sustentabilidade na perspectiva comunicacional e discursiva

Autores

  • Fabiane da Silva Veríssimo
  • Fernanda Sagrilo Andres Universidade Federal de Santa Maria Centro Universitário Franciscano. Curso de Publicidade e Propaganda
  • Marcela Guimarães e Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Lília Dias de Castro Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139171

Palavras-chave:

Comunicação. Estratégias. Discurso. Sustentabilidade.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias discursivas e comunicativas adotadas na campanha publicitária da Eletrobras do ano 2011, que teve como foco a sustentabilidade. Para tanto, foi construído um marco conceitual para embasar o estudo analítico. Conclui-se que anoção de sustentabilidade é trabalhada na campanha, não apenas na perspectiva ambiental, como também na social, econômica e cultural, corroborando o discurso institucional que reforça outras políticas e práticas da organização.

 

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Biografia do Autor

  • Fabiane da Silva Veríssimo
    Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Publicidade
  • Fernanda Sagrilo Andres, Universidade Federal de Santa Maria Centro Universitário Franciscano. Curso de Publicidade e Propaganda
    Doutoranda e mestre em Comunicação Midiática pela UFSM. Graduada em Relações Públicas. Professora do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano (Unifra), de Santa Maria (RS).
  • Marcela Guimarães e Silva, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutoranda em Extensão Rural na UFSM, bolsista da Capes/PDSE. Graduada em Relações Públicas. Professora do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus de São Borja (RS).
  • Maria Lília Dias de Castro, Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    Pós-doutora em Televisão e Publicidade pela Universidade de Paris 3. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação televisual, certificado pelo CNPq.

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Publicado

2013-06-20

Como Citar

VERÍSSIMO, Fabiane da Silva; ANDRES, Fernanda Sagrilo; SILVA, Marcela Guimarães e; CASTRO, Maria Lília Dias de. A sustentabilidade na perspectiva comunicacional e discursiva. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 18, p. 83–95, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139171. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139171.. Acesso em: 21 dez. 2024.