Acessibilidade Cultural como garantia do direito à cultura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2025.236539Palavras-chave:
Diversidade, Inclusão, Diversidade CulturalResumo
Desde uma escada mal projetada, a falta de um assento preferencial, um sistema de distribuição de ingressos que possa permitir fácil acesso a pessoas com deficiência ou de mobilidade reduzida, até mesmo um show que possa pensar nos diferentes perfis de pessoas que o assistam, tudo isso faz parte do pensar a inclusão. Para muitos, isso não sensibiliza e, exatamente por isso, alguns profissionais da área de eventos e cultura passam a construir um processo de educação e de disseminação sobre as melhores práticas que levem a uma cultura na qual todas as etapas de um evento possam ser planejadas para considerar as diferenças e a necessidade de enxergar o outro e torná-lo acessível.
A partir de uma larga experiência no campo da cultura, Renata Aglai fala à Organicom sobre um aspecto que ainda tem uma longa jornada à frente: acessibildiade aos eventos, acessibilidade à cultura. Em um país em que ainda há tanto para se discutir sobre o acesso dos diferentes grupos, a entrevistada se dedica a aprimorar o seu olhar e a educar os envolvidos em eventos e cultura sobre a importância do olhar sobre o outro, sobre as diferenças. Foi com essse espírito que conversamos remotamente sobre a realidade legal e cultural sobre como é fundamental conjugar o verbo incluir.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Helena Carmo, Luiz Alberto Farias, Ricardo Ferreira Freitas, Valéria Siqueira Castro Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.