Praças urbanas - o caso da Praça João Menna Barreto - Santa Maria-RS - Brasil - Procedimentos metodológicos projetuais paisagísticos aplicados à disciplina de Paisagismo II
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i23p145-157Palabras clave:
Metodologia projetual paisagística. Praças urbanas. Comunidade.Resumen
O artigo apresenta os procedimentos metodológicos utilizados na disciplina Projeto de Paisagismo II ministradas no sexto semestre do curso de arquitetura e urbanismo da UFSM. Baseado nos objetivos da disciplina, conhecer e aplicar as variáveis intervenientes na atividade de projetar e ou intervir na paisagem natural e ou construída na contemplação de espaços destinados à praça e /ou via peatonal urbana, a metodologia utilizada busca ressaltar a importância dos espaços abertos públicos na cidade, fundamentais para qualidade de vida urbana. A disciplina trabalha com todas as etapas básicas de um processo projetual paisagístico, e busca a complementação de outros exercícios que possibilitem despertar nos alunos sensibilidade, responsabilidade, senso comunitário e participação solidária para com a paisagem urbana, todos conceitos que devem ser sempre desenvolvidos nas disciplinas de formação acadêmica dos cursos de arquitetura e urbanismo. As etapas permitem aos alunos passar por todas as fases projetuais: do estranhamento do tema até o amadurecimento, possibilitando absorver todas as informações possíveis, considerando a praça como um organismo vivo interagindo com a cidade. Esse despertar para os espaços públicos da cidade é fundamental para nossa formação como arquitetos e urbanistas e, enquanto acadêmicos, possibilita a integração com a comunidade. Para tanto os alunos na disciplina desenvolvem em grupo todos os levantamentos e análises, contemplando um programa de necessidades e desenvolvendo os estudos e detalhamentos necessários para a elaboração do anteprojeto que é apresentado à comunidade em uma exposição, demonstrando o nosso papel em relação a paisagem urbana da cidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A revista Paisagem e Ambiente: ensaios tem licença Creative Commons
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência.