Propriedades psicométricas da escala de capital psicológico no contexto de estudos (PsyCap-E)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3123Palavras-chave:
Estudantes, Psicometria, Autoeficácia, Otimismo, EsperançaResumo
Os recursos proporcionados pelo capital psicológico podem contribuir para o bom desempenho acadêmico de estudantes, bem como para superar obstáculos e atingir metas estabelecidas. Há a ausência de um instrumento brasileiro para mensuração de capital psicológico em estudantes. Este estudo teve por objetivo desenvolver e buscar evidências de validade e precisão da Escala de Capital Psicológico no contexto de Estudos (PsyCap-E). A pesquisa foi realizada com base em dois estudos, com 697 estudantes em cada um, sendo que em ambas as amostras a maior parte era mulher e pretendia ingressar na graduação. Os resultados indicaram que a escala apresentou indicadores de validade e confiabilidade para uma estrutura de quatro dimensões (resiliência, esperança, autoeficácia e otimismo). Discutem-se dimensões teóricas e práticas do uso do instrumento, bem como implicações para intervenção no contexto dos estudos.
Downloads
Referências
Adil, A., Ameer, S., & Ghayas, S. (2020). Impact of academic psychological capital on academic achievement among university undergraduates: Roles of flow and self-handicapping behavior. PsyCh Journal, 9(1), 56-66. doi:10.1002/pchj.318
Bakker, D. J., Lyons, S. T., & Conlon, P. D. (2017). An exploration of the relationship between psychological capital and depression among first-year doctor of veterinary medicine students. Journal of Veterinary Medical Education, 44(1), 50-62. doi:10.3138/jvme.0116-006R
Brown, T. A. (2006). Confirmatory factor analysis for applied research. New York, NY: Guilford.
Byrne, B. M. (2010). Structural equation modeling with AMOS: Basic concepts, applications, and programming. New York, NY: Routledge.
Carmona-Halty, M., Salanova, M., Llorens, S., & Schaufeli, W. B. (2019). How psychological capital mediates between study–related positive emotions and academic performance. Journal of Happiness Studies, 20(2), 605-617. doi:10.1007/s10902-018-9963-5
Carmona-Halty, M., Schaufeli, W. B., & Salanova, M. (2019). Good relationships, good performance: The mediating role of psychological capital - A three-wave study among students. Frontiers in Psychology, 10, 306. doi:10.3389/fpsyg.2019.00306
Cassep-Borges, V., Balbinotti, M. A. A., & Teodoro, M. L. M. (2010). Tradução e validação de conteúdo: Uma proposta para a adaptação de instrumentos [Translation and content validation: A proposal for the adaptation of instruments]. In L. Pasquali (Org.), Instrumentação psicológica: Fundamentos e práticas [Psychological instrumentation: Fundamentals and practices] (pp. 506-520). Porto Alegre, RS: Artmed.
Cid, D. T., Martins, M. C. F., Dias, M., & Fidelis, A. C. F. (2020). Psychological Capital Questionnaire (PCQ-24): Preliminary evidence of psychometric validity of the Brazilian version. Psico-USF, 25(1), 63-74. doi:10.1590/1413-82712020250106
Datu, J. A. D., King, R. B., & Valdez, J. P. M. (2016). Psychological capital bolsters motivation, engagement, and achievement: Cross-sectional and longitudinal studies. The Journal of Positive Psychology, 13(3), 260-270. doi:10.1080/17439760.2016.1257056
Datu, J. A. D., & Valdez, J. P. M. (2016). Psychological capital predicts academic engagement and well-being in Filipino high school students. The Asia-Pacific Education Researcher, 25(3), 399-405. doi:10.1007/s40299-015-0254-1
Ersan, N., Fişekçioğlu, E., Dölekoğlu, S., Oktay, İ., & İlgüy, D. (2017). Perceived sources and levels of stress, general self-efficacy and coping strategies in clinical dental students. Psychology, Health & Medicine, 22(10), 1175-1185. doi:10.1080/13548506.2017.1286359
Ferrando, P. J., & Lorenzo-Seva, U. (2017). Program FACTOR at 10: Origins, development and future directions. Psicothema, 29(2), 236-240. doi:10.7334/psicothema2016.304
Franco, V. R., Valentini, F., & Iglesias, F. (2017). Introdução à análise fatorial confirmatória [Introduction to confirmatory factor analysis]. In B. F. Damásio & J. C. Borsa (Orgs.), Manual de desenvolvimento de instrumentos psicológicos [Development manual for psychological tools] (pp. 295-322). São Paulo, SP: Vetor.
Freiberg Hoffmann, A., Stover, J. B., de la Iglesia, G., & Fernández Liporace, M. (2013). Correlaciones policóricas y tetracóricas en estudios factoriales exploratorios y confirmatorios [Polychoric and tetrachoric correlations in exploratory and confirmatory factor studies]. Ciencias Psicológicas, 7(2), 151-164. Retrieved from http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-42212013000200005
Harms, P. D., Krasikova, D. V., & Luthans, F. (2018). Not me, but reflects me: Validating a simple implicit measure of psychological capital. Journal of Personality Assessment, 100(5), 551-562. doi:10.1080/00223891.2018.1480489
Hazan Liran, B., & Miller, P. (2019). The role of psychological capital in academic adjustment among University students. Journal of Happiness Studies, 20(1), 51-65. doi:10.1007/s10902-017-9933-3
Hobfoll, S. (2002). Social and psychological resources and adaptation. Review of General Psychology, 6(4), 307-324. doi:10.1037/1089-2680.6.4.307
Hernández Nieto, R. A. (2002). Contribuciones al análisis estadístico [Contributions to statistical analysis]. Mérida, España: Universidad de Los Andes.
International Test Commission. (2017). The ITC Guidelines for Translating and Adapting Tests (2nd ed.). Retrieved from https://www.intestcom.org/files/guideline_test_adaptation_2ed.pdf
Kamei, H., Ferreira, M. C., Valentini, F., Peres, M. F. P., Kamei, P. T., & Damásio, B. F. (2018). Psychological Capital Questionnaire - Short Version (PCQ-12): Evidence of validity of the Brazilian version. Psico-USF, 23(2), 203-214. doi:10.1590/141382712018230202
Landis, J. R., & Koch, G. G. (1977). The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics, 33(1), 159-174. doi:10.2307/2529310
Li, S., Zhao, F., & Yu, G. (2021). Social exclusion and depression among college students: A moderated mediation model of psychological capital and implicit theories. Current Psychology, 40(3), 1144-1151. doi:10.1007/s12144-018-0036-z
Liao, R. X., & Liu, Y. H. (2016). The impact of structural empowerment and psychological capital on competence among Chinese baccalaureate nursing students: A questionnaire survey. Nurse Education Today, 36, 31-36. doi:10.1016/j.nedt.2015.07.003
Lima, L. G., & Nassif, V. M. J. (2017). Similitudes entre teoria social cognitiva, Capital Psicológico [Similarities between cognitive social theory, psychological capital]. Gestão e Planejamento, 18, 369-385. doi:10.21714/2178-8030gep.v18.4517
Luthans, B. C., Luthans, K. W., & Avey, J. B. (2013). Building the leaders of tomorrow: The development of academic psychological capital. Journal of Leadership & Organizational Studies, 21(2), 191-199. doi:10.1177/1548051813517003
Luthans, F., Avey, J. B., Avolio, B. J., & Peterson, S. J. (2010). The development and resultingperformance impact of psychological capital. Human Resource Development Quarterly, 21(1), 41-67. doi:10.1002/hrdq.20034
Luthans, F., Avolio, B. J., Avey, J. B., & Norman, S. M. (2007). Positive psychological capital: Measurement and relationship with performance and satisfaction. Personnel Psychology, 60(3), 541-572. doi:10.1111/j.1744-6570.2007.00083.x
Luthans, F., Youssef-Morgan, C. M., & Avolio, B. J. (2015). Psychological capital and beyond. New York, NY: Oxford University Press.
Martínez, I. M., Meneghel, I., Carmona-Halty, M., & Youssef-Morgan, C. M. (2019). Adaptation and validation to Spanish of the Psychological Capital Questionnaire–12 (PCQ–12) in academic contexts. Current Psychology. Advance online publication. doi:10.1007/s12144-019-00276-z
Martínez, I. M., Youssef-Morgan, C. M., Chambel, M. J., & Marques-Pinto, A. (2019). Antecedents of academic performance of university students: Academic engagement and psychological capital resources. Educational Psychology, 39(8), 1047-1067. doi:10.1080/01443410.2019.1623382
Mukaka, M. M. (2012). Statistics corner: A guide to appropriate use of correlation coefficient in medical research. Malawai Medical Journal, 24(3), 69-71. Retrieved from https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3576830/
Patias, N. D., Machado, W. D. L., Bandeira, D. R., & Dell'Aglio, D. D. (2016). Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21) - Short Form: Adaptação e validação para adolescentes brasileiros [Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21) - Short Form: Adaptation and validation for Brazilian adolescents]. Psico-USF, 21(3), 459-469. doi:10.1590/1413-82712016210302
Peters, G.-J. Y. (2014). The alpha and the omega of scale reliability and validity: Why and how to abandon Cronbach’s alpha and the route towards more comprehensive assessment of scale quality. The European Health Psychologist, 16(2), 56-69. doi:10.31234/osf.io/h47fv
Qudsyi, H., & Putri, M. I. (2016). Self-efficacy and anxiety of national examination among high school students. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 217, 268-275. doi:10.1016/j.sbspro.2016.02.082
R Core Team. (2017). R: A Language and Environment for Statistical Computing. Retrieved from https://www.gbif.org/pt/tool/81287/r-a-language-and-environment-for-statistical-computing
Rosseel, Y. (2012). lavaan: An R Package for structural equation modeling. Journal of Statistical Software, 48(2), 1-36. doi:10.18637/jss.v048.i02
Segabinazi, J. D., Zortea, M., Zanon, C., Bandeira, D. R., Giacomoni, C. H., & Hutz, C. S. (2012). Escala de afetos positivos e negativos para adolescentes: Adaptação, normatização e evidências de validade [Scale of positive and negative affects for adolescents: Adaptation, standardization and evidence of validity]. Avaliação Psicológica, 11(1), 1-12. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712012000100002
Seligman, M. E. P., Ernst, R. M., Gillham, J., Reivich, K., & Linkins, M. (2009). Positive education: Positive psychology and classroom interventions. Oxford Review of Education, 35(3), 293-311. doi:10.1080/03054980902934563
Selvaraj, P. R., & Bhat, C. S. (2018). Predicting the mental health of college students with psychological capital. Journal of Mental Health, 27(3), 279-287. doi:10.1080/09638237.2018.1469738
Schönfeld, F. S., & Mesurado, B. (2020). Adaptación del Cuestionario de Capital Psicológico al ámbito educativo en una muestra Argentina [Adaptation of the Psychological Capital Questionnaire in the educational context in na Argentine sample]. Propósitos y Representaciones, 8(1), e315. doi:10.20511/pyr2020.v8n1.315
Siegel, S., & Castellan, N. J., Jr. (1988). Nonparametric statistics for the behavioral sciences. New York, NY: McGraw-Hill.
Siqueira, M. M. M., Martins, M. C. F., & Souza, W. S. (2014). Capital Psicológico no trabalho [Psychological capital at work]. In M. M. M. Siqueira (Org.), Novas medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão [New measures of organizational behavior: Diagnostic and management tools] (pp. 65-78). Porto Alegre, RS: Artmed.
Singhal, H., & Rastogi, R. (2018). Psychological capital and career commitment: The mediating effect of subjective well-being. Management Decision, 56(2), 458-473. doi:10.1108/MD-06-2017-0579
Smith, G. D., & Yang, F. (2017). Stress, resilience and psychological well-being in Chinese undergraduate nursing students. Nurse Education Today, 49, 90-95. doi:10.1016/j.nedt.2016.10.004
Trigueros, R., Padilla, A. M., Aguilar-Parra, J. M., Rocamora, P., Morales-Gázquez, M. J., & López-Liria, R. (2020). The influence of emotional intelligence on resilience, test anxiety, academic stress and the Mediterranean diet. A study with University students. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(6), 2071. doi:10.3390/ijerph17062071
Viseu, J., Jesus, S. N., Rus, C., Nunes, H., Lobo, P., & Cara-Linda, I. (2012). Capital Psicológico e sua avaliação com o PCQ-12 [Psychological Capital and its evaluation with the PCQ-12]. Estudos Contemporâneos da Subjetividade, 2(1), 4-16. Retrieved from http://www.periodicoshumanas.uff.br/index.php/ecos/article/viewFile/792/666
Wu, S., Xu, Z., Zhang, Y., & Liu, X. (2019). Relationship among psychological capital, coping style and anxiety of Chinese college students. Rivista di Psichiatria, 54(6), 264-268. doi:10.1708/3281.32545
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.