Programa de Intervençãonas Representações de Criatividade e Motivação Acadêmica de Adolescentes

Autores

  • Maria de Fátima Morais Universidade do Minho
  • Saul Neves de Jesus Universidade do Algarve
  • Ivete Azevedo Universidade do Minho
  • Alexandra M. Araújo Universidade do Minho
  • João Viseu Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272562201502

Resumo

A criatividade e sua promoção geram grande preocupação em educação. Contudo, poucos esforços têm existido para implementar programas destinados a sua promoção e de outros aspetos relacionados (e.g., motivação acadêmica). O Future Problem Solving Program International(FPSPI), criado para melhorar as representações de criatividade e a resolução criativa de problemas em jovens, tem sido um dos mais implementados. Os seus materiais e atividades foram adaptados para estudantes portugueses, efetuando-se um estudo longitudinal. O programa foi implementado durante quatro meses, semanalmente, por treze professores, que receberam formação antes e durante a implementação. O grupo experimental incluiu 77 estudantes do Ensino Básico e Secundário, apresentando o grupo de controlo 78 estudantes com características equivalentes. Os dados sobre a motivação e criatividade foram recolhidos num pré e pós-teste. Os resultados sugerem um aumento significativo na motivação e crenças apropriadas de criatividade no grupo experimental. Implicações práticas e perspectivas para investigações futuras são apresentadas.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Morais, M. de F., Jesus, S. N. de, Azevedo, I., Araújo, A. M., & Viseu, J. (2015). Programa de Intervençãonas Representações de Criatividade e Motivação Acadêmica de Adolescentes . Paidéia (Ribeirão Preto), 25(62), 289-298. https://doi.org/10.1590/1982-43272562201502