Promovendo saúde e desenvolvimento na educação infantil: uma atuação da Psicologia

Autores

  • Samira Mafioletti Macarini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Dal Forno Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Luis Vieira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200011

Palavras-chave:

educação infantil, desenvolvimento infantil, intervenção psicológica

Resumo

Este artigo apresenta o relato de estágio em Psicologia desenvolvido em uma instituição de educação infantil, que teve como objetivo promover saúde e desenvolvimento de crianças neste contexto. O enfoque teórico utilizado foi a Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Conhecimentos sobre família, educação infantil e atuação do psicólogo são apresentados. Foram definidas duas demandas de atuação: as famílias e os professores/coordenação. Por meio das intervenções realizadas, a saber, curso de capacitação para professores, visitas às famílias, participação em reuniões, constatou-se que esta contribuiu para a formação de uma parceria entre os contextos da creche e da família.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Macarini, S. M., Martins, G. D. F., & Vieira, M. L. (2009). Promovendo saúde e desenvolvimento na educação infantil: uma atuação da Psicologia . Paidéia (Ribeirão Preto), 19(43), 231-237. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200011