Evidencias de Validade da Versao Reduzida do Inventario de Estilos Parentais de Young
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272356201303Resumo
Para aumentar a compreensão dos processos familiares é necessária a construção de instrumentos adequados. O presente estudo teve como objetivo adaptar para o português brasileiro e obter evidências de validade da versão reduzida do Inventário de Estilos Parentais de Young (YPI). O YPI foi respondido por 920 estudantes (59% sexo feminino), com idade média de 21 anos. As análises fatoriais exploratórias indicaram uma solução de cinco fatores, que explicaram aproximadamente 45% da variância. As análises confirmatórias apresentaram indicadores de ajuste superiores a 0,80. Em comparação com outros modelos anteriores, o modelo dos cinco fatores demonstrou melhor ajuste aos dados. Evidenciaram-se correlações moderadas entre os fatores do YPI e o teste Familiograma para avaliação da família. Os resultados sugerem que o YPI apresenta evidências de validade para o Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.