El Método de Investigación-Exposición: Colección, Curaduría y Puesta en Escena

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3322

Palabras clave:

metodología de la investigación - psicología, documentación, formación de professores

Resumen

A relação entre ciência e arte mostrou potencialidades a respeito dos contextos investigativos das ciências humanas e sociais. Nesse sentido, este estudo é tuvo como objetivo apresentar o método Investigação-Exposição. Esta proposta teórico-metodológica foi desenvolvida como uma proposta inovadora para a análise de documentos, resultante principalmente da investigação participante e/ou de outras metodologias participativas. Concebida a partir da criação de um acervo documental referente a um projeto de formação continuada de professores, a Investigação-Exposição se sustenta em três dimensões: o trabalho com os documentos; a porta em cena, em diálogo com a obra de Jacques Rancière; e o lugar do investigador-curador. Estas dimensões permitem traer a exposição de singularidades, memórias, efeitos e processos de subjetivação de assuntos e coletivos por meio de diversas fontes documentais.

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Ana Paula Salvatore has a master’s degree in Education from Universidade da Região de Joinville, Joinville-SC, Brazil.

Allan Henrique Gomes is a Professor at Universidade da Região de Joinville, Joinville-SC, Brazil.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro is a Professor at Universidade da Região de Joinville, Joinville-SC, Brazil.

Publicado

2023-05-06

Número

Sección

Thematic Dossier “Methodological Challenges in Psychology: Contributions to Academic Practice and Training”

Cómo citar

Salvatori, A. P., Gomes, A. H., & Cordeiro, A. F. M. (2023). El Método de Investigación-Exposición: Colección, Curaduría y Puesta en Escena. Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3322. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3322