Desenvolvendo habilidades de solução de problemas interpessoais no ensino fundamental

Autores/as

  • Dâmaris Simon Camelo Borges Universidade de São Paulo; FFCLRP
  • Edna Maria Marturano Universidade de São Paulo; FMRP

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300007

Palabras clave:

habilidade de solução de problemas interpessoais, criança, prevenção

Resumen

Tem sido demonstrada uma relação inversa entre habilidades de solução de problemas interpessoais e comportamentos inibidos ou impulsivos em crianças. Considerando as freqüentes referências a problemas de comportamento em sala de aula, este trabalho teve por objetivo verificar a eficácia do currículo "Eu Posso Resolver Problemas", para desenvolvimento destas habilidades. Participaram do estudo 55 alunos de 1ª série, divididos em dois grupos: Grupo de Intervenção (n = 31) e Grupo de Comparação (n = 24). As crianças que passaram pelo programa melhoraram seu desempenho na geração de soluções para problemas interpessoais. Os alunos que inicialmente mais se envolviam em conflitos diminuíram sua participação nessas ocorrências ao longo do programa.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2002-01-01

Número

Sección

Research Reports

Cómo citar

Borges, D. S. C., & Marturano, E. M. (2002). Desenvolvendo habilidades de solução de problemas interpessoais no ensino fundamental . Paidéia (Ribeirão Preto), 12(24), 185-193. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300007