Competência interpessoal, problemas escolares e a transição da meninice à adolescência

Autores/as

  • Marli Aparecida Silva Campos Universidade Estadual Júlio de Mesquita
  • Edna Maria Marturano Universidade de São Paulo; FMRP

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2003000200007

Palabras clave:

competência interpessoal, desempenho escolar, auto-percepção, adolescência inicial

Resumen

Este artigo focaliza adolescentes com experiência prévia de insucesso escolar. Seu objetivo foi verificar se crianças com queixas escolares, avaliadas por suas mães como competentes no domínio interpessoal quando admitidas a uma clínica de psicologia, mostram na adolescência melhor desempenho e ajustamento, quando comparadas a outros da mesma população clínica. Participaram 48 adolescentes, com idade entre 10 e 15 anos. Com base em indicadores de competência interpessoal extraídos dos prontuários da clínica foram formados três grupos: Competente; Vulnerável; de Referência. Em entrevista de seguimento, feita de um a dois anos após a alta, os participantes foram avaliados mediante Teste de Desempenho Escolar, Escala Infantil Piers-Harris de Auto-Conceito, Roteiro de Auto-Eficácia, entrevista de seguimento e CBCL. Comparações entre grupos indicaram que os adolescentes anteriormente avaliados como competentes apresentam melhores resultados de desempenho, auto-percepções e comportamento. Recursos interpessoais parecem associados a trajetórias mais favoráveis.

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Publicado

2003-06-01

Número

Sección

Research Reports

Cómo citar

Campos, M. A. S., & Marturano, E. M. (2003). Competência interpessoal, problemas escolares e a transição da meninice à adolescência . Paidéia (Ribeirão Preto), 13(25), 73-84. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2003000200007