Atendimento infantil numa clínica-escola de psicologia: percepção dos profissionais envolvidos

Autores/as

  • Helena Bazanelli Prebianchi Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Vera Engler Cury Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200012

Palabras clave:

atenção psicológica, clínica-escola, atendimento infantil

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi conhecer a percepção de supervisores e funcionários sobre a atenção psicológica à criança na Clínica Psicológica da PUC-Campinas. Foram entrevistadas duas secretárias, uma aprimoranda, uma psicóloga e oito supervisores. A análise dos depoimentos possibilitou construir sínteses individuais e uma geral, referente ao foco da pesquisa. Os resultados apontaram que: o atendimento psicológico clínico infantil tem importância social por capacitar as famílias nos cuidados com seus filhos; as dificuldades das famílias no exercício de seu papel residem no meio social; há falta de disponibilidade técnica e fragmentação do atendimento oferecido; a demanda provém, predominantemente, das escolas e Centros de Saúde; os resultados do atendimento são incipientes para os pacientes e positivos para os alunos. Concluíu-se pela necessidade de avaliação dos resultados obtidos pelos pacientes, de revisão dos tipos de serviços oferecidos, da intervenção junto às fontes de encaminhamento e mudança na organização e funcionamento da Clínica.

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Publicado

2005-08-01

Número

Sección

Empirical Research

Cómo citar

Prebianchi, H. B., & Cury, V. E. (2005). Atendimento infantil numa clínica-escola de psicologia: percepção dos profissionais envolvidos . Paidéia (Ribeirão Preto), 15(31), 249-258. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200012