A sensibilidade ao contraste em crianças pré-escolares para padrões distintos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200010Palabras clave:
sensibilidade ao contraste, crianças pré-Escolares, freqüências espaciais, freqüências radiais, método da escolha forçadaResumen
Em termos gerais, a FSC tem sido usada para caracterizar o desenvolvimento da percepção visual da forma de crianças. O objetivo do presente estudo foi mensurar e comparar curvas de sensibilidade ao contraste para estímulos radiais (FSCr) e grades senoidais (FSC) em crianças pré-escolares com o método psicofísico da escolha forçada- senoidais de 0,25; 0,5; 1 e 2 cpg em crianças pré-escolares (4 e 5 anos) e adultos jovens com o método psicofísico da escolha forçada. Participaram 15 voluntários com a acuidade visual normal ou corrigida distribuídos igualmente nas três faixas etárias. Os resultados mostraram que a sensibilidade melhora com o desenvolvimento e que a sensibilidade de todos os participantes foi maior para as grades senoidais do que para as freqüências radiais. Estes resultados sugerem que os estímulos radiais e as grades senoidais são processados por áreas visuais diferentes.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2006-08-01
Número
Sección
Empirical Research
Licencia
Para poner a disposición los contenidos, Paidéia adopta la Licencia Creative Commons, CC-BY. Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, así como remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente, lo que da los debidos créditos de derechos de autor apropiados a la revista, ofrece un enlace a la licencia e indica se han realizado cambios.
Reproducción parcial de otras publicaciones
Las citas que exceden las 500 palabras, la reproducción de una o más figuras, tablas u otras ilustraciones deben contar con la autorización escrita del titular de los derechos de autor del trabajo original para la reproducción especificada en la revista
Cómo citar
França, V. de C. R. de M., & Santos, N. A. dos. (2006). A sensibilidade ao contraste em crianças pré-escolares para padrões distintos . Paidéia (Ribeirão Preto), 16(34), 225-228. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200010