A sensibilidade ao contraste em crianças pré-escolares para padrões distintos

Autores/as

  • Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos França Universidade Federal da Paraíba
  • Natanael Antonio dos Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200010

Palabras clave:

sensibilidade ao contraste, crianças pré-Escolares, freqüências espaciais, freqüências radiais, método da escolha forçada

Resumen

Em termos gerais, a FSC tem sido usada para caracterizar o desenvolvimento da percepção visual da forma de crianças. O objetivo do presente estudo foi mensurar e comparar curvas de sensibilidade ao contraste para estímulos radiais (FSCr) e grades senoidais (FSC) em crianças pré-escolares com o método psicofísico da escolha forçada- senoidais de 0,25; 0,5; 1 e 2 cpg em crianças pré-escolares (4 e 5 anos) e adultos jovens com o método psicofísico da escolha forçada. Participaram 15 voluntários com a acuidade visual normal ou corrigida distribuídos igualmente nas três faixas etárias. Os resultados mostraram que a sensibilidade melhora com o desenvolvimento e que a sensibilidade de todos os participantes foi maior para as grades senoidais do que para as freqüências radiais. Estes resultados sugerem que os estímulos radiais e as grades senoidais são processados por áreas visuais diferentes.

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Publicado

2006-08-01

Número

Sección

Empirical Research

Cómo citar

França, V. de C. R. de M., & Santos, N. A. dos. (2006). A sensibilidade ao contraste em crianças pré-escolares para padrões distintos . Paidéia (Ribeirão Preto), 16(34), 225-228. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200010