Quem está motivado para aprender nos cursos oferecidos pelas empresas?

Autores

  • Luciana Mourão Universidade Salgado de Oliveira
  • Jesiane Marins Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000200006

Palavras-chave:

motivação, crenças, treinamento

Resumo

O mercado de trabalho tem se tornado mais competitivo e as organizações têm realizado programas de treinamento e desenvolvimento, buscando resultados eficazes em relação aos recursos humanos. Esta investigação teve como objetivo principal verificar se as características da clientela, do treinamento e das organizações influenciam nos resultados da motivação para aprender. A amostra foi obtida por conveniência, com 220 trabalhadores que estavam iniciando ações de capacitação em sete empresas privadas do Estado do Rio de Janeiro. Utilizaram-se escalas validadas para mensurar a motivação para aprender e as crenças sobre o sistema de treinamento. Foram realizadas análises descritivas e regressão múltipla padrão. Os resultados indicam que as crenças em relação ao sistema e tipo de treinamento, tipo de instrutor e tempo de empresa são preditoras da motivação para aprender. Foram discutidas implicações práticas dos resultados e sugerida agenda de pesquisa para a área.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mourão, L., & Marins, J. (2010). Quem está motivado para aprender nos cursos oferecidos pelas empresas? . Paidéia (Ribeirão Preto), 20(46), 187-196. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000200006