Leitura/escrita de crianças: comparações entre grupos de diferentes escolas públicas

Autores

  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Alice de Mattos Pimenta Parente Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lia Beatriz de Lucca Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300006

Palavras-chave:

leitura, escrita, escolas, compreensão, linguagem escrita

Resumo

A fim de traçar perfis e comparar o desempenho de leitura/escrita de 110 crianças de 2ª série de cinco escolas públicas, foram avaliadas leitura e escrita de palavras/pseudopalavras isoladas e compreensão de leitura textual. Na análise de cluster, identificaram-se três subgrupos: desempenho elevado em leitura/escrita (86,36%); desempenho baixo em leitura/escrita (10%) e desempenho muito baixo em leitura/escrita (3,64%). Um total de 15 crianças (13,64% da amostra) apresentou alguma dificuldade de leitura e escrita de palavras. As diferenças de desempenho não foram estatisticamente significativas para a leitura de palavras, mas na escrita o desempenho das crianças da escola 3 foi significativamente superior ao das crianças das escolas 1, 2 e 5. Mesmo sendo todas escolas públicas, que atendiam a uma população predominantemente de classe média-baixa, houve variabilidade de desempenhos em leitura e escrita, mais expressiva na escrita e na compreensão de leitura textual.

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Salles, J. F. de, Parente, M. A. de M. P., & Freitas, L. B. de L. (2010). Leitura/escrita de crianças: comparações entre grupos de diferentes escolas públicas . Paidéia (Ribeirão Preto), 20(47), 335-344. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300006