O corpo na escola: mapeamentos necessários

Autores

  • Marisa Helena Silva Farah Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300012

Palavras-chave:

corpo, educação, currículo

Resumo

Este estudo propõe um mapeamento do corpo na escola, na tentativa de possibilitar aos educadores iniciantes uma construção do olhar para o aluno com seu corpo, bem como estimular o educador a se situar com seu corpo nesse contexto. Partindo da análise de dois eixos interdependentes: (1) a concepção de sujeito-corpo e (2) espaços e tempos do corpo na escola, busca-se contribuir para a discussão educacional, expondo como o currículo, a didática e a avaliação, entre outros elementos, podem sinalizar as considerações dadas ao corpo. O estudo conclui mostrando o parodoxo representado pelos mesmos elementos, quando problematizados por meio das relações de poder.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Farah, M. H. S. (2010). O corpo na escola: mapeamentos necessários . Paidéia (Ribeirão Preto), 20(47), 401-410. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300012