Padrões Normativos do Rorschach (Escola de Paris) em Adolescentes do Brasil

Autores

  • Maria Luísa Casillo Jardim-Maran Universidade de São Paulo
  • Sonia Regina Pasian Universidade de São Paulo
  • Erika Tiemi Kato Okino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272562201507

Resumo

RESUMODentre os métodos projetivos de avaliação psicológica, a relevância do Rorschach destaca-se na investigação da personalidade, embora sem referenciais normativos na Escola de Paris para adolescentes no Brasil. Esse estudo atende a essa lacuna, construindo padrões normativos do Rorschach (Escola de Paris) para essa faixa etária, analisando-se especificidades da produção associadas a sexo, idade e origem escolar. O Rorschach foi administrado individualmente a 180 estudantes de 15-17 anos de idade, com sinais de desenvolvimento típico, examinando-se descritiva e inferencialmente dados de 54 variáveis do método. Os principais resultados médios foram: (a) produtividade: R = 17,7; (b) modos de percepção: G = 35,0%, D = 33,4%, Dd = 30,3% e Dbl = 1,1%; (c) determinantes e índices formais: F% = 54,5%, F+% = 55,6% e F+ext% = 57,3%; (d) conteúdos predominantes: A% = 51,0% e H% = 20,9%; (e) Ban = 17,0%. Foi possível identificar especificidades de produção em função de sexo, idade e origem escolar, embasando análise e interpretação das variáveis do Rorschach em adolescentes do Brasil no contexto contemporâneo.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Jardim-Maran, M. L. C., Pasian, S. R., & Okino, E. T. K. (2015). Padrões Normativos do Rorschach (Escola de Paris) em Adolescentes do Brasil. Paidéia (Ribeirão Preto), 25(62), 333-342. https://doi.org/10.1590/1982-43272562201507