Padrões Normativos do Rorschach (Escola de Paris) em Adolescentes do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272562201507Resumo
RESUMODentre os métodos projetivos de avaliação psicológica, a relevância do Rorschach destaca-se na investigação da personalidade, embora sem referenciais normativos na Escola de Paris para adolescentes no Brasil. Esse estudo atende a essa lacuna, construindo padrões normativos do Rorschach (Escola de Paris) para essa faixa etária, analisando-se especificidades da produção associadas a sexo, idade e origem escolar. O Rorschach foi administrado individualmente a 180 estudantes de 15-17 anos de idade, com sinais de desenvolvimento típico, examinando-se descritiva e inferencialmente dados de 54 variáveis do método. Os principais resultados médios foram: (a) produtividade: R = 17,7; (b) modos de percepção: G = 35,0%, D = 33,4%, Dd = 30,3% e Dbl = 1,1%; (c) determinantes e índices formais: F% = 54,5%, F+% = 55,6% e F+ext% = 57,3%; (d) conteúdos predominantes: A% = 51,0% e H% = 20,9%; (e) Ban = 17,0%. Foi possível identificar especificidades de produção em função de sexo, idade e origem escolar, embasando análise e interpretação das variáveis do Rorschach em adolescentes do Brasil no contexto contemporâneo.Downloads
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