Consistências e Discrepâncias na Comunicação Sobre Sexualidade Entre Pais e Filhos Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272664201601Resumo
A família é um dos principais agentes de socialização na formação da sexualidade adolescente. No entanto, diferentes barreiras de comunicação são identificadas. Esta pesquisa tem por objetivo caracterizar e compreender os processos de comunicação sobre sexualidade entre os pais e seus filhos adolescentes na cidade de Cali, Colômbia. Dois questionários foram aplicados a 711 pais/ mães e 566 alunos homens/mulheres em 21 escolas em Cali (Colômbia). Foram também conduzidos 15 grupos focais. Foram encontrados discursos de proteção sobre a sexualidade, no caso das mulheres, e incitamento para os homens. Foram relatadas mais frequentemente as conversas entre pai/filho do que entre mãe/filha. A principal discrepância é que os adultos consideram que é suficiente apresentar de maneira imperativa alguns tópicos, enquanto os seus filhos/as esperam discussões reais sobre valores e dinâmicas da experiência sexual. A vergonha e a falta de ferramentas de comunicação impedem estes processos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.