Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda

Autores

  • Heloisa Helena Motta Bandini Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Carmen Silvia Motta Bandini Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Adhemar Ranciaro Neto Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272768201709

Palavras-chave:

leitura, vocabulário, consciência fonológica, atenção, nível socioeconômico

Resumo

Consciência fonológica, inteligência, vocabulário e nível socioeconômico vêm sendo consideradas variáveis importantes para a aquisição da leitura. Ao mesmo tempo, déficits de atenção vêm sendo relacionados ao mau desempenho em leitura. O objetivo foi investigar as correlações entre as habilidades de consciência fonológica, vocabulário, inteligência, atenção concentrada e leitura em crianças de baixo nível socioeconômico expostas a ambiente precário de ensino. Participaram 111 crianças de uma escola pública, pertencentes às classes socioeconômicas D e E. Os resultados indicaram correlações positivas entre as habilidades de vocabulário, inteligência, consciência fonológica e leitura. A atenção não contribuiu para a explicação da competência em leitura. Verificou-se que as relações entre as variáveis em questão são mantidas, mesmo em populações de baixo nível socioeconômico, entretanto, o ambiente precário de ensino pode ser um fator limitante para a expansão da capacidade de leitura dos estudantes.

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Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bandini, H. H. M., Bandini, C. S. M., & Ranciaro Neto, A. (2017). Relações entre Leitura, Consciência Fonológica e Vocabulário em Crianças de Baixa Renda. Paidéia (Ribeirão Preto), 27(68), 314-323. https://doi.org/10.1590/1982-43272768201709