Validação da Estrutura Fatorial do Movement Assessment Battery for Children em Escolares de 8 a 10 Anos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272768201713Palavras-chave:
coordenação motora, testes de desempenho, análise fatorial, psicometriaResumo
Resumo A adaptação de instrumentos para outros contextos culturais é uma tarefa complexa, que exige rigor quanto à manutenção do conteúdo e das características psicométricas. Um dos instrumentos de avaliação motora mais utilizados no mundo trata-se do Movement Assessment Battery for Children 2ed. Neste estudo avaliou-se a partir da perspectiva da teoria da psicométrica clássica e moderna, a organização fatorial do MABC-2 para a faixa etária de 8 a 10 anos. Para isso foram avaliados 350 escolares da cidade de Manaus (AM, Brazil) Foram testadas a estrutura fatorial original do MABC-2 composta por três fatores e ainda uma nova estrutura fatorial do MABC-2 (4 fatores). Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e inferencial. A análise fatorial confirmou o modelo original de três fatores. Com base nestes resultados foi possível identificar boas evidências de validade baseada na estrutura interna do MABC-2 proposto pelos autores originais confirmando a sua capacidade de identificar desordens no desenvolvimento da coordenação.Downloads
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