Caracterização de Docentes da Educação Básica a partir do Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho

Autores

  • Maély Ferreira Holanda Ramos Universidade Federal do Pará
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará
  • Simone Souza da Costa Silva Universidade Federal do Pará
  • Edson Marcos Leal Ramos Universidade Federal do Pará
  • Daniela Couto Guerreiro Casanova TSC Centro de Estudos e Pesquisas
  • Roberta Gurgel Azzi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2811

Palavras-chave:

satisfação no trabalho, teoria social cognitiva, professor

Resumo

A satisfação no trabalho docente e seus elementos influenciadores são fatores importantes no contexto escolar, pois podem afetar os estados motivacionais e o nível de desempenho do professor. Este estudo tem como objetivo identificar as dimensões associadas ao grau de satisfação de professores da Educação Básica, a partir do Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho Docente, e ao grau da eficácia coletiva docente. Consta de uma pesquisa quantitativa aplicada numa amostra de 495 docentes da Educação Básica de uma rede privada de ensino, em três estados brasileiros. Os resultados indicaram que o afeto positivo e a satisfação com a vida foram os fatores mais fortemente associados à satisfação com o trabalho. Não houve associação entre as crenças de eficácia (auto eficácia e eficácia coletiva) e a satisfação no trabalho. Os professores do Ensino Fundamental apresentaram as percepções mais negativas sobre a docência. Circunstâncias específicas do contexto escolar, tais como a indisciplina discente, podem ter contribuído para esse resultado.

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Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Psicologia Social

Como Citar

Ramos, M. F. H., Pontes, F. A. R., Silva, S. S. da C., Ramos, E. M. L., Casanova, D. C. G., & Azzi, R. G. (2018). Caracterização de Docentes da Educação Básica a partir do Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2811. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2811