Interações Sociais entre Professores e Alunos:

Um Estudo de Associações e Predições

Autores

  • Marília Mariano Universidade Estadual Paulista
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2816

Palavras-chave:

distúrbios do comportamento, habilidades sociais, atitudes do professor

Resumo

Resumo: Interações entre professores e alunos produzem impactos nas aprendizagens acadêmica e social das crianças. Este estudo objetivou identificar associações e predições entre variáveis de habilidades sociais educativas, práticas educativas negativas, problemas de comportamentos e habilidades sociais infantis de alunos diferenciados pela escolaridade, indicadores clínicos de problemas de comportamento e sexo. Participaram do estudo 283 crianças da rede pública de ensino e seus professores que responderam a questionários e participaram de entrevista semiestruturada. Conduziram-se análises estatísticas de correlação e regressão. Em todos os grupos houve correlações positivas entre habilidades sociais educativas e infantis e práticas educativas negativas e problemas de comportamento. Para pré-escolares, as queixas de problemas e as habilidades sociais apresentaram valores preditivos. Para escolares, as variáveis supracitadas, somadas às práticas educativas positivas e negativas, indicaram valores preditivos. Conclui-se que professores podem atuar como fator protetivo ao desenvolvimento infantil, o que requer planejamento.

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Publicado

2018-10-17

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Mariano, M., & Bolsoni-Silva, A. T. (2018). Interações Sociais entre Professores e Alunos:: Um Estudo de Associações e Predições. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2816. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2816