Contribuições de um Programa de Formação de Professores para a Educação Inclusiva

Autores

  • Marivete Gesser Universidade Federal de Santa Catarina
  • Reginaldo Medeiros Martins Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2907

Palavras-chave:

formação de professores, educação especial, educação inclusiva

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as contribuições da disciplina “Deficiências e Inclusão” do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE) para a promoção de processos educativos inclusivos às pessoas com deficiência na educação básica. Participaram da pesquisa nove profissionais da área da educação, que foram cursistas do GDE. As informações foram obtidas por meio de grupo focal, gravadas com autorização dos participantes e analisadas com base no método de análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que houve mudança na concepção sobre a deficiência – de predominantemente fundamentada nas concepções caritativa/assistencial e/ou biomédica para mais em consonância com o Modelo Social da Deficiência e com os preceitos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Além disso, os conhecimentos obtidos pelos participantes contribuíram para a construção de estratégias pedagógicas mais voltadas à inclusão das pessoas com deficiência considerando suas especificidades.

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Publicado

2019-04-18

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Gesser, M., & Martins, R. M. (2019). Contribuições de um Programa de Formação de Professores para a Educação Inclusiva. Paidéia (Ribeirão Preto), 29, e2907. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2907