A Relação Entre as Habilidades Sociais de Cuidadores de Idosos e seu Ajustamento Psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e2917Palavras-chave:
cuidadores, envelhecimento, assertividade, qualidade de vida,, estresseResumo
Muitos cuidadores de idosos relatam dificuldades interpessoais desgastantes e o treinamento em habilidades sociais junto a essas pessoas pode ser uma estratégia válida. Esse estudo objetivou examinar evidências sobre a relação entre o repertório de habilidades sociais de cuidadores de idosos e indicadores de seu ajustamento psicossocial. Por meio de um levantamento bibliográfico em sete bases de dados, usando termos de busca em português, inglês e espanhol, foram encontrados 11 artigos, publicados até novembro de 2016. Observou-se que: (1) o estudo de habilidades sociais em cuidadores de idosos é recente; (2) cuidadores que usavam habilidades sociais mais frequentemente se sentiam menos sobrecarregados; e (3) as habilidades sociais podem fortalecer as relações interpessoais dos cuidadores, contribuindo para um melhor ajustamento psicossocial. Concluiu-se que pode ser útil desenvolver e avaliar programas para promover o uso de habilidades sociais neste contexto, verificando os impactos da melhora nas habilidades sociais de cuidadores no seu bem-estar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.