Crenças Parentais sobre Desenvolvimento Infantil de Crianças com Atrasos no Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e2928Palavras-chave:
desenvolvimento infantil, relações familiares, deficiências do desenvolvimentoResumo
As crenças parentais em relação à educação e ao desenvolvimento da criança estão sujeitas a intervir no modo como os pais relacionam-se com seus filhos e promovem seu desenvolvimento. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as crenças parentais sobre o desenvolvimento infantil de crianças com atrasos no desenvolvimento. Para tanto, a pesquisa assumiu método qualitativo, com base em análise de conteúdo, a partir das respostas obtidas do Questionário de Crenças Parentais sobre o Desenvolvimento Infantil. Este instrumento foi respondido por 36 famílias (pais e mães) de 40 crianças, com diferentes atrasos no desenvolvimento, que frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil de uma capital da região Sul do Brasil. Foi possível identificar crenças em relação ao desenvolvimento das crianças, sendo estas compreendidas principalmente, por aspectos ligados aos atrasos que a criança apresentava (negativas) e às suas conquistas (positivas), o que representa o modo como estes pais direcionam suas práticas educativas parentais.
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