Avaliação de Intervenção Breve com Pais para Prevenção da Síndrome do Bebê Sacudido

Autores

  • Nahara Rodrigues Laterza Lopes Universidade Federal de São Carlos
  • Suélen Mariana Górni Universidade Federal de São Carlos
  • Victor Oliver Mattar Universidade Federal de São Carlos
  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2823

Palavras-chave:

violência na criança, prevenção, treinamento de pais, choro

Resumo

A Síndrome do Bebê Sacudido (SBS) é uma forma de maus-tratos físicos que pode acarretar consequências gravíssimas para o desenvolvimento infantil, podendo ser prevenida pela educação parental. Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção breve para o aumento de conhecimento sobre a SBS em 252 pais. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Experimental e Controle de Espera. A intervenção consistiu na exibição de vídeo educativo e leitura de panfleto sobre a SBS. Para avaliação do conhecimento foi utilizada a Escala de Atitudes Frente ao Choro do Bebê. Após a intervenção foi observado no grupo experimental o aumento do conhecimento sobre as consequências de se sacudir o bebê, estratégias para o bem-estar do cuidador, estratégias para lidar com o choro relacionadas ao cuidador, crenças sobre o cuidado do bebê e características do choro do bebê nos primeiros meses de vida, indicando a efetividade da intervenção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2018-07-02

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento

Como Citar

Lopes, N. R. L., Górni, S. M., Mattar, V. O., & Williams, L. C. de A. (2018). Avaliação de Intervenção Breve com Pais para Prevenção da Síndrome do Bebê Sacudido. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2823. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2823