Status Sociométrico de Participantes Envolvidos em Bullying Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3011

Palavras-chave:

bullying, status, vitimização, vulnerabilidade, sociometria

Resumo

A situação de vulnerabilidade social dificulta os processos de integração e com isso pode fomentar problemas nas interações interpessoais na escola. Este estudo objetivou analisar o status sociométrico e as suas relações com o sexo, a idade e os perfis de participação no bullying em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Participaram 409 estudantes do terceiro ao sétimo anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Florianópolis-SC. O status positivo foi maior para os meninos (M = 11,07; DP = 8,52) e os adolescentes (M = 11,46; DP = 8,19) em relação às meninas (M = 8,55; DP = 5,60) e às crianças (M = 8,83; DP = 6,56). O status positivo dos agressores foi maior, com diferença significativa, em relação às vítimas e não participantes no bullying (p = 0,008). No contexto do bullying, o status elevado dos agressores pode colaborar para que eles utilizem a violência na solução de conflitos ou para obtenção de popularidade entre os pares.

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Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Zequinão, M. A., Medeiros, P. de, Silva, J. L. da, Pereira, B. O., & Cardoso, F. L. (2020). Status Sociométrico de Participantes Envolvidos em Bullying Escolar. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3011. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3011