Raciocínio, Afetividade e Rendimento Escolar no Final do Ensino Básico Português: Que Variáveis Considerar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3008

Palavras-chave:

raciocínio, emoções, rendimento escolar, ensino fundamental

Resumo

O ensino básico é uma etapa na qual crianças e adolescentes desenvolvem o raciocínio e a afetividade, variáveis associadas ao rendimento escolar. Este estudo tem como objetivo estudar a relação entre raciocínio, afetividade e rendimento escolar em Português e Matemática, tendo em consideração caraterísticas sociodemográficas, relacionais e escolares. Numa amostra não-probabilística de 226 alunos do 9º ano de três escolas básicas portuguesas, foram recolhidas medidas sociodemográficas, relacionais e escolares, e aplicados instrumentos para avaliar o raciocínio e a afetividade. Os resultados evidenciam correlações entre raciocínio, afetividade, rendimento escolar, escolaridade dos pais e qualidade dos relacionamentos com pais, professores e pares. Foram encontradas diferenças no raciocínio, afetividade e rendimento escolar, mediante o gênero, histórias de retenção, gosto pela escola e pelo estudo, não se verificando diferenças mediante variáveis como ter pais separados, ter irmãos, ou praticar atividades nos tempos livres. Estes resultados devem ser tidos em consideração em intervenções para a promoção do sucesso escolar em alunos que estejam no último ano do ensino básico.

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Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento

Como Citar

Costa-Lobo, C., Matamá, J., & Nascimento, D. (2020). Raciocínio, Afetividade e Rendimento Escolar no Final do Ensino Básico Português: Que Variáveis Considerar?. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3008. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3008