Miniexame do Estado Mental Brasileiro: Análise com Teoria de Resposta ao Item

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3014

Palavras-chave:

Miniexame do estado mental, teoria de resposta ao item, psicometria, escolaridade

Resumo

O Miniexame do Estado Mental (MEEM) tem sido utilizado para rastrear status cognitivo de idosos brasileiros. Há poucos estudos sobre suas propriedades psicométricas, especialmente com Teoria de Resposta ao Item. Este estudo teve por objetivo avaliar a dificuldade dos itens de uma versão brasileira do MEEM por meio do modelo de Rasch e identificar possível funcionamento diferencial dos itens (DIF), considerando escolaridade, idade e sexo dos integrantes de amostra de idosos da comunidade. Foram utilizadas as respostas de 2.734 idosos aos 30 itens do MEEM. Constatou-se que quatro itens do sete seriado foram os mais difíceis e os itens nove, 13, 22 e 23, os mais fáceis. O nível de habilidade das pessoas foi maior do que o nível de dificuldade dos itens. Observou-se DIF para escolaridade, sexo e idade, respectivamente 27, 18 e 16 itens. Conclui-se que o uso do MEEM em idosos da comunidade deve ser cauteloso devido ao grande número de itens enviesados, principalmente pela escolaridade.

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Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Melo, D. M. de, Barbosa, A. J. G., Castro, N. R. de, & Neri, A. L. (2020). Miniexame do Estado Mental Brasileiro: Análise com Teoria de Resposta ao Item. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3014. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3014