A Participação de Crianças e Professora na Constituição da Brincadeira na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3016

Palavras-chave:

comportamento de brincar, educação infantil, formação de professores

Resumo

Considerando-se as relações brincadeira-desenvolvimento e a marginalização da brincadeira na escola, evidenciada em estudos anteriores, buscou-se analisar, neste estudo de caso, a participação de crianças e professora na constituição da brincadeira em uma préescola pública de Fortaleza. Foram adotados como procedimentos: observação da rotina da turma (composta por 24 crianças de baixa renda), entrevista semiestruturada, elaboração e explicitação de desenhos, história para completar, jogo simbólico e análise desse jogo e das brincadeiras vividas na escola, em parceria com as crianças. A análise dos dados construídos permitiu concluir que a brincadeira valorizada pela professora é aquela planejada e dirigida por ela objetivando a aprendizagem e o treino de habilidades. A brincadeira livre, valorizada pelas crianças, ela vê como “bagunça”. A ausência de reflexão crítica sobre a postura adultocêntrica da sociedade, somada à escassez de conhecimentos a respeito das relações brincadeira-desenvolvimento infantil, comprometem a qualidade do trabalho da professora.

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Martins, C. A., & Cruz, S. H. V. (2020). A Participação de Crianças e Professora na Constituição da Brincadeira na Escola. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3016. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3016