Maturidade perceptomotora e suas relações com planejamento, memória imediata e inteligência não verbal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3031

Palavras-chave:

Testes psicológicos, Desenvolvimento infantil, Desenvolvimento cognitivo, Avaliação neuropsicológica

Resumo

A aquisição de novos conhecimentos dependem da interação de diversas habilidades que podem facilitar os processos cognitivos que são subjacentes à aprendizagem. Assim sendo, objetivou-se verificar a relação da maturidade perceptomotora com o planejamento, a percepção visual, a memória imediata e a inteligência não verbal, bem como verificar o quanto a idade e a maturidade perceptomotora podem predizer o desempenho nessas variáveis. Para tanto, utilizou-se a versão de rastreio do Bender – Sistema de Pontuação Gradual, as Figuras Complexas de Rey e o Desenho da Figura Humana – Escala Sisto. Fizeram parte do estudo 693 crianças com idades entre seis e 10 anos (M = 8,42; DP = 1,38). Os resultados indicaram que quanto mais desenvolvida a percepção visual e a coordenação motora, maior a probabilidade de as crianças obterem êxito nas tarefas que dependem do planejamento, da capacidade de reter e processar informações e do repertório conceitual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Otoni, Universidade São Francisco

    Universidade São Francisco, Campinas-SP, Brazil

  • Fabián Javier Marin Rueda, Universidade São Francisco

    Universidade São Francisco (USF), Campinas-SP, Brazil
    Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Brasília-DF, Brazil

Publicado

2020-08-31

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento

Como Citar

Otoni, F., & Rueda, F. J. M. (2020). Maturidade perceptomotora e suas relações com planejamento, memória imediata e inteligência não verbal. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3031. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3031