Maturidade perceptomotora e suas relações com planejamento, memória imediata e inteligência não verbal
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3031Palavras-chave:
Testes psicológicos, Desenvolvimento infantil, Desenvolvimento cognitivo, Avaliação neuropsicológicaResumo
A aquisição de novos conhecimentos dependem da interação de diversas habilidades que podem facilitar os processos cognitivos que são subjacentes à aprendizagem. Assim sendo, objetivou-se verificar a relação da maturidade perceptomotora com o planejamento, a percepção visual, a memória imediata e a inteligência não verbal, bem como verificar o quanto a idade e a maturidade perceptomotora podem predizer o desempenho nessas variáveis. Para tanto, utilizou-se a versão de rastreio do Bender – Sistema de Pontuação Gradual, as Figuras Complexas de Rey e o Desenho da Figura Humana – Escala Sisto. Fizeram parte do estudo 693 crianças com idades entre seis e 10 anos (M = 8,42; DP = 1,38). Os resultados indicaram que quanto mais desenvolvida a percepção visual e a coordenação motora, maior a probabilidade de as crianças obterem êxito nas tarefas que dependem do planejamento, da capacidade de reter e processar informações e do repertório conceitual.
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