Violência entre parceiros íntimos: controle de comportamentos e disparadores da agressão
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3032Palavras-chave:
Violência na família, Conflito conjugal, Mulheres, Violência contra mulher, Violência psicológicaResumo
Compreender o contexto em que ocorre a violência entre casais é necessário. Este estudo teve por objetivo estudar a ocorrência de violência física entre parceiros íntimos, a partir dos relatos de mulheres envolvidas nessas situações, identificando as circunstâncias nas quais o comportamento de violência física ocorre e a presença do controle de comportamentos nessas relações. Em levantamento comunitário por amostragem probabilística (144 mulheres), foram aplicados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, CTS2, AUDIT. Desta amostra, 57 mulheres referiram violência física e foram convidadas a responder entrevista qualitativa semiestruturada. A maioria dos relatos obtidos em entrevista não confirmou a violência física inicialmente identificada pela escala, evidenciando discordâncias entre os instrumentos de pesquisa. Características pessoais do autor da violência, o consumo de álcool masculino e aspectos do relacionamento afetivo foram identificados como importantes disparadores das agressões entre parceiros. O controle de comportamentos associado à violência física retratou diferentes graus de dominação nas díades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.