Preditores da leitura inicial em crianças de baixa condição socioeconômica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3037

Palavras-chave:

Habilidades para leitura, Reconhecimento de Palavras, Crianças, Consciência fonológica

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar os preditores da leitura inicial de uma linguagem transparente em crianças monolíngues. Oitenta alunos pertencentes à educação infantil N3 (M = 5 anos, DE = 0.40), 1ª série (M = 6 anos, DE = 0.59) e 2ª série (M = 7 anos, DE = 0.55) do ensino fundamental participaram do estudo. As crianças foram avaliadas por meio do teste Early Grade Reading Acquisition, por um questionário sociodemográfico ad hoc e apenas pelo Domínio da Linguagem do teste Evaluación Neuropsicológica Infantil. A análise de regressão múltipla mostrou que a consciência fonológica e o nível de escolaridade são os fatores que explicam o desempenho na leitura em crianças nas primeiras séries. Os resultados deste estudo sugerem a importância de promover habilidades orais antes da aquisição da leitura inicial, para melhorar o aprendizado da leitura de crianças monolíngues com limitadas oportunidades socioeconômicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • César Augusto Collazos-Campo, Pontificia Universidad Javeriana

    Pontificia Universidad Javeriana - Cali campus, Cali, Colombia

  • Natalia Cadavid-Ruiz, Pontificia Universidad Javeriana

    Pontificia Universidad Javeriana - Cali campus, Cali, Colombia

  • Juan Daniel Gómez, Pontificia Universidad Javeriana

    Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia

  • Sebastián Jiménez Jiménez, Pontificia Universidad Javeriana

    Pontificia Universidad Javeriana - Cali campus, Cali, Colombia

  • María Cristina Quijano-Martínez, Pontificia Universidad Javeriana

    Pontificia Universidad Javeriana - Cali campus, Cali, Colombia

Publicado

2020-08-31

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Collazos-Campo, C. A., Cadavid-Ruiz, N., Gómez, J. D., Jiménez, S. J., & Quijano-Martínez, M. C. (2020). Preditores da leitura inicial em crianças de baixa condição socioeconômica. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3037. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3037