Fatores Associados ao Uso de Materiais Sexualmente Explícitos da Internet entre Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3325Palavras-chave:
Adolescentes, Pornografia, Gênero, Sexualidade, Comportamento psicossexualResumo
A literatura internacional indica que o uso de pornografia na adolescência pode estar associado a diferentes riscos à saúde sexual. Este estudo objetivou investigar os fatores associados ao uso de Materiais Sexualmente Explícitos da Internet (MSEI) entre adolescentes brasileiros. Participaram 516 adolescentes. Os instrumentos foram: Questionário de Dados Sociodemográficos, Comportamentos Sexuais, Satisfação Sexual, Utilidade Percebida de MSEI, Orientação à Performance Sexual e Concepções de Mulheres como Objetos Sexuais; e Escala Gender-Equitable Men. A coleta de dados foi online e foram conduzidas análises descritivas, de comparação entre grupos e correlação. Maiores níveis de consumo de pornografia online estiveram correlacionados com ser menino, não ter recebido educação sexual em casa ou na comunidade, já ter tido relação sexual, maior insatisfação sexual, utilidade percebida de MSEI, orientação à performance sexual e apresentar concepções de mulheres como objetos sexuais. Os resultados fornecem direcionamentos para elaborar estratégias psicoeducativas sobre o uso de pornografia na adolescência.
Downloads
Referências
Austin, E. W., Pinkleton, B. E., Chen, Y.-C., & Austin, B. W. (2015). Processing of sexual media messages improves due to media literacy effects on perceived message desirability. Mass Communication & Society, 18(4), 399-421. https://doi.org/10.1080/15205436.2014.1001909
Davis, A. C., Carrotte, E. R., Hellard, M. E., & Lim, M. S. C. (2018). What behaviors do young heterosexual Australians see in pornography? A cross-sectional study. The Journal of Sex Research, 55(3), 310-319. https://doi.org/10.1080/00224499.2017.1417350
Doornwaard, S. M., Bickham, D. S., Rich, M., Vanwesenbeeck, I., van den Eijnden, R. J., & ter Bogt, T. F. (2014). Sex-related online behaviors and adolescents’ body and sexual self-perceptions. Pediatrics, 134(6), 1103-1110. https://doi.org/10.1542/peds.2014-0592
Gorman, S., Monk-Turner, E., & Fish, J. N. (2010). Free adult Internet web sites: How prevalent are degrading acts? Gender Issues, 27(3-4), 131-145. https://doi.org/10.1007/s12147-010-9095-7
Koletić, G. (2017). Longitudinal associations between the use of sexually explicit material and adolescents’ attitudes and behaviors: A narrative review of studies. Journal of Adolescence, 57, 119-133. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2017.04.006
Koletić, G., Kohut, T., & Štulhofer, A. (2019). Associations between adolescents’ use of sexually explicit material and risky sexual behavior: A longitudinal assessment. PLoS One, 14(6), e0218962. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0218962
Ma, C. M. S. (2019). Relationships between exposure to online pornography, psychological well-being and sexual permissiveness among Hong Kong Chinese adolescents: A three-wave longitudinal study. Applied Research in Quality of Life, 14(2), 423-439. https://doi.org/10.1007/s11482-018-9604-5
Maes, C., Schreurs, L., van Oosten, J. M. F., & Vandenbosch, L. (2019). #(Me) too much? The role of sexualizing online media in adolescents’ resistance towards the metoo-movement and acceptance of rape myths. Journal of Adolescence, 77, 59-69. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2019.10.005
Milas, G., Wright, P., & Štulhofer, A. (2020). Longitudinal assessment of the association between pornography use and sexual satisfaction in adolescence. The Journal of Sex Research, 57(1), 16-28. https://doi.org/10.1080/00224499.2019.1607817
Peter, J., & Valkenburg, P. M. (2016). Adolescents and pornography: A review of 20 years of research. The Journal of Sex Research, 53(4-5), 509-531. https://doi.org/10.1080/00224499.2016.1143441
Pluhar, E., Kavanaugh, J. R., Levinson, J. A., & Rich, M. (2019). Problematic interactive media use in teens: Comorbidities, assessment, and treatment. Psychology Research and Behavior Management, 12, 447. https://doi.org/10.2147/PRBM.S208968
Pulerwitz, J., & Barker, G. (2008). Measuring attitudes toward gender norms among young men in Brazil: Development and psychometric evaluation of the GEM scale. Men and Masculinities, 10(3), 322-338. https://doi.org/10.1177/1097184X06298778
Rothman, E. F., Adhia, A., Christensen, T. T., Paruk, J., Alder, J., & Daley, N. (2018). A pornography literacy class for youth: Results of a feasibility and efficacy pilot study. American Journal of Sexuality Education, 13(1), 1-17. https://doi.org/10.1080/15546128.2018.1437100
Sabina, C., Wolak, J., & Finkelhor, D. (2008). The nature and dynamics of internet pornography exposure for youth. CyberPsychology & Behavior: The Impact of the Internet, Multimedia and Virtual Reality on Behavior and Society, 11(6), 691-693. https://doi.org/10.1089/cpb.2007.0179
Šević, S., Mehulić, J., & Štulhofer, A. (2020). Is pornography a risk for adolescent academic achievement? Findings from two longitudinal studies of male adolescents. European Journal of Developmental Psychology, 17(2), 275-292. https://doi.org/10.1080/17405629.2019.1588104
Smahel, D., Machackova, H., Mascheroni, G., Dedkova, L., Staksrud, E., Ólafsson, K., Livingstone, S., & Hasebrink, U. (2020). EU kids online 2020: Survey results from 19 countries. The London School of Economics and Political Science.
Štulhofer, A., Buško, V., & Landripet, I. (2010). Pornography, sexual socialization, and satisfaction among young men. Archives of Sexual Behavior, 39(1), 168-178. https://doi.org/10.1007/s10508-008-9387-0
Tsai, M. C., Strong, C., Chen, W. T., Lee, C. T., & Lin, C. Y. (2018). Longitudinal impacts of pubertal timing and weight status on adolescent internet use: Analysis from a cohort study of Taiwanese youths. PLoS One, 13(5), e0197860. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0197860
van Oosten, J. M. (2016). Sexually explicit Internet material and adolescents’ sexual uncertainty: The role of disposition-content congruency. Archives of Sexual Behavior, 45(4), 1011-1022. https://doi.org/10.1007/s10508-015-0594-1
Vangeel, L., Eggermont, S., & Vandenbosch, L. (2020). Does adolescent media use predict sexual stereotypes in adolescence and emerging adulthood? Associations with music television and online pornography exposure. Archives of Sexual Behavior, 49(4), 1147-1161. https://doi.org/10.1007/s10508-020-01677-z
Vannier, S. A., Currie, A. B., & O’Sullivan, L. F. (2014). Schoolgirls and soccer moms: A content analysis of free “teen” and “MILF” online pornography. The Journal of Sex Research, 51(3), 253-264. https://doi.org/10.1080/00224499.2013.829795
Vandenbosch, L., & van Oosten, J. M. F. (2017). The relationship between online pornography and the sexual objectification of women: The attenuating role of porn literacy education. Journal of Communication, 67(6), 1015-1036. https://doi.org/10.1111/jcom.12341
Vandenbosch, L., & van Oosten, J. M. F. (2018). Explaining the relationship between sexually explicit Internet material and casual sex: A two-step mediation model. Archives of Sexual Behavior, 47(5), 1465-1480. https://doi.org/10.1007/s10508-017-1145-8
Vandenbosch, L., van Oosten, J. M. F., & Peter, J. (2018). Sexually explicit Internet material and adolescents’ sexual performance orientation: The mediating roles of enjoyment and perceived utility. Media Psychology, 21(1), 50-74. https://doi.org/10.1080/15213269.2017.1361842
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paidéia (Ribeirão Preto)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.