Dinâmicas de Interação em Situações de Leitura Compartilhada com Bebês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3338

Palavras-chave:

Leitura, Desenvolvimento infantil, Pragmática, Bebês

Resumo

Este estudo teve como objetivo examinar a dinâmica da tríade bebê-professora-livro durante a leitura compartilhada em uma Escola de Educação Infantil a fim de explicar como as práticas educativas de ensino potencializam experiências iniciais de leitura e processos de desenvolvimento na Primeira Infância. Uma bebê de dez meses e uma professora participaram desse estudo e como instrumento para coleta de dados foi utilizado a vídeogravação de momentos de leitura e posteriormente essas sessões foram ponderadas através da análise microgenética. A partir das análises dos dados presentes no caso detalhado, identificou-se a emergência de indicadores qualitativos que favoreceram o engajamento da bebê na atividade, sendo que a mediação e ações educativas da professora e do uso do livro foram mais frequentes. O uso efetivo do livro-objeto pode ter contribuído para mudanças qualitativas no desenvolvimento e aprendizagem da bebê e enfatiza a necessidade de incentivar o compartilhamento da leitura nessas idades.

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Biografia do Autor

  • Priscilla Nascimento-Dias, Instituto Federal de Brasília

    Priscilla Nascimento Dias is Master of Psychology and Professor at Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural, Brasília-DF, Brazil.

  • Gabriela Sousa de Melo Mietto, Universidade de Brasília

    Gabriela Sousa de Melo Mietto is a Professor at Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília-DF, Brazil.

  • Francisco José Rengifo-Herrera, Universidade de Brasília

    Francisco José Rengifo-Herrera is a Professor at Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília-DF, Brazil.

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Publicado

2024-05-04

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento

Como Citar

Nascimento-Dias, P., Mietto, G. S. de M., & Rengifo-Herrera, F. J. (2024). Dinâmicas de Interação em Situações de Leitura Compartilhada com Bebês. Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3338. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3338