Dinâmicas de Interação em Situações de Leitura Compartilhada com Bebês
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3338Palavras-chave:
Leitura, Desenvolvimento infantil, Pragmática, BebêsResumo
Este estudo teve como objetivo examinar a dinâmica da tríade bebê-professora-livro durante a leitura compartilhada em uma Escola de Educação Infantil a fim de explicar como as práticas educativas de ensino potencializam experiências iniciais de leitura e processos de desenvolvimento na Primeira Infância. Uma bebê de dez meses e uma professora participaram desse estudo e como instrumento para coleta de dados foi utilizado a vídeogravação de momentos de leitura e posteriormente essas sessões foram ponderadas através da análise microgenética. A partir das análises dos dados presentes no caso detalhado, identificou-se a emergência de indicadores qualitativos que favoreceram o engajamento da bebê na atividade, sendo que a mediação e ações educativas da professora e do uso do livro foram mais frequentes. O uso efetivo do livro-objeto pode ter contribuído para mudanças qualitativas no desenvolvimento e aprendizagem da bebê e enfatiza a necessidade de incentivar o compartilhamento da leitura nessas idades.
Downloads
Referências
Borges, M. T., & Azoni, C. A. S. (2021). Family literacy in preschoolers’ linguistic and metalinguistic skill development. Revista CEFAC, 23(4), e2521.https://doi.org/10.1590/1982-0216/20212342521
Cárdenas, K., Moreno-Núñez, A., & Miranda-Zapata, E. (2020). Shared book-reading in early childhood education: Teachers’ mediation in children’s communicative development. Frontiers in Psychology, 11, 2030. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.02030
Guevara, I., Moreno-Llanos, I., & Rodríguez, C. (2020). The emergence of gestures in the first year of life in the infant school classroom. European Journal of Psychology of Education, 35(2), 265-287. https://doi.org/10.1007/s10212-019-00444-6
Hoyne, C., & Egan, S.M. (2019). Shared book reading in early childhood: A review of influential factors and developmental benefits. An Leanbh Og: The OMEP Ireland Journal of Early Childhood Studies,12 (1), 77-92. https://omepireland.ie/an-leanbh-og-journals
Kelman, C. A., & Branco, A. U. (2004). Análise microgenética em pesquisa com alunos surdos [Microgenetic analysis in research with deaf students]. Revista Brasileira de Educação Especial, 10(1), 93-106. https://www.abpee.net/pdf/artigos/art-10-1-7.pdf
Morais, J. (2020). Os caminhos da literacia [The paths of literacy]. Cadernos de Linguística, 1(1), 1-14. https://doi.org/10.25189/2675-4916.2020.V1.N1.ID277
Moreno-Núñez, A., Rodríguez, C., & Miranda-Zapata, E. (2019). Getting away from the point: The emergence of ostensive gestures and their functions. Journal of Child Language, 47(3), 556-578. https://doi.org/10.1017/S0305000919000606
Moreno-Llanos, I., Zapardiel, L. A., & Rodríguez, C. (2021). Children’s first manifestations of cognitive control in the early years school: The importance of the educational situation and materiality. European Journal of Psychology of Education,36(4), 903-922. https://doi.org/10.1007/s10212-020-00505-1
Nascimento-Dias, P. (2019) O desenvolvimento cultural do bebê: o uso do livro como objeto mediador. Dissertação. Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. (66 p). Brasília. https://repositorio.unb.br/handle/10482/37278
Niklas, F., Cohrssen, C., &Tayler, C. (2016). The sooner, the better: Early reading to children. Sage Open, 6(4). https://doi.org/10.1177/2158244016672715
Palacios, P., Rodríguez, C.,& Méndez-Sánchez, C. (2018). Communicative mediation by adults in the construction of symbolic uses by infants. Integrative Psychological & Behavioral Science, 52(2), 209-227. https://doi.org/10.1007/s12124-018-9422-1
Rengifo-Herrera, F. J., & Rodrigues, A. P. G. M. (2020). Quando comer não é suficiente: tríade, cuidado/educação, desenvolvimento e uso dos objetos durante as refeições em duas creches do DF. Psicología desde el Caribe, 37(3), 237-257. https://doi.org/10.14482/psdc.37.3.372.21
Rodríguez, C. (2022). The construction of executive function in early development: The pragmatics of action and gestures. Human Development, 66(4-5),239-259. https://doi.org/10.1159/000526340
Rodríguez,C.,& De los Reyes, J. L. (2021). Los objetos sí importan: Acción educativa en la escuela infantil [Objects are important: Educational action in Chilhood School]. Horsori.
Rodríguez, C., & Moreno-Llanos, I. (2020). A pragmatic turn in the study of early executive functions by object use and gestures. A case study from 8 to 17 months of age at a nursery school. Integrative Psychological & Behavioral Science, 57(2), 607-654. https://doi.org/10.1007/s12124-020-09578-5
Rodríguez, C., & Moro, C. (1998). El uso convencional también hace permanentes a los objetos [The conventional uses also makes objects permanent]. Infancia y Aprendizaje, 21(84), 67-83. https://doi.org/10.1174/021037098760378793
Rodríguez, C., & Moro, C. (1999). El mágico número tres [The magic number three]. Paidós.
Rodríguez, C., & Moro, C. (2002). Objeto, comunicación y símbolo. Una mirada a los primeros usos simbólicos de los objetos [Object, communication, and symbol. An overview about the first symbolic uses of objects]. Estudios de Psicología, 23(3), 323-338. https://doi.org/10.1174/021093902762224416
Rossmanith, N., Costall, A., Reichelt, A. F., López, B., & Reddy, V. (2014). Jointly structuring triadic spaces of meaning and action: Book sharing from 3 months on. Frontiers in Psychology, 5, 1390. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2014.01390
Septiani, N., & Syaodih, E. (2021). Emergent literacy in early childhood. Advances in Social Science, Education and Humanities Research, 538, 52-55. https://dx.doi.org/10.2991/assehr.k.210322.012
Veldhuijzen van Zanten, S., Coates, C., Hervas-Malo, M., & McGrath, P. J. (2012). Newborn literacy program effective in increasing maternal engagement in literacy activities: An observational cohort study. BMC Pediatrics, 12, 100. https://doi.org/10.1186/1471-2431-12-100
Vigotski, L. S., Luria, A. R., & Leontiev, A. N. (2010). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem [Language, development and learning] (M. P. Villalobos, Trans., 11th ed.). Ícone.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paidéia (Ribeirão Preto)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.