A Narrativa Autobiográfica como Instrumento Metodológico da Rede de Significações
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3326Palavras-chave:
metodologia, autobiografia, pesquisa qualitativa, desenvolvimento humano, gêneroResumo
O estudo apresenta brevemente a perspectiva teórico-metodológica da Rede de Significações (RedSig) e suas implicações metodológicas. O presente estudo teve como objetivo problematizar a narrativa autobiográfica como ferramenta metodológica possível para abordar o estudo do desenvolvimento com a especificidade de compreender processos de transformações constitutivos da ontogênese humana, em uma perspectiva interacional como é o caso da RedSig.Retoma-se um estudo realizado a partir de narrativas autobiográficascom cinco drag queens adultas, com idade entre 20 e 39 anos, explorando experiências pessoais e artísticas. Suasnarrativas foram analisadas microgeneticamente e são alçados alguns conceitos centrais da Rede de Significações − campos interativos dialógicos, matriz sócio-histórica e temporalidades. A narrativa autobiográfica das participantes se constitui como um campo profícuo de análise qualitativa, permitindo abordar os processos de mudança e transformação ao longo da vida. Em decorrência, promove-se um diálogo entre a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia Social e Cultural.
Downloads
Referências
Bragança, L. (2019). Fragmentos da babadeira história drag brasileira [Fragments of the controversial Brazilian drag history]. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, 13(3), 525-529. https://doi.org/10.29397/reciis.v13i3.1733
Breton, H. (2020). L’enquete narrative: Entre description du vecu et configuration biographique [Narrative research: Between the description of the lived experience and the biographical configuration]. Cadernos de Pesquisa, 50(178), 1138-1158. https://doi.org/10.1590/198053147185
Bruner, J. (2004). Life as narrative. Social Research: An International Quarterly, 71(3), 691-710. https://doi.org/10.1353/sor.2004.0045
Butler, J. (2018). Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade [Gender trouble: Feminism and subversion of identity] (R. Aguiar, Trans., 16th ed.). Civilização Brasileira. (Original work published 1990)
Carvalho, A. M. A. (2021). Psicologia do desenvolvimento: Há questões novas? [Developmental psychology: Are there new issues?]. Cadernos de Psicologia, 1(1), 1-8. https://doi.org/10.9788/CP2021.1-02
Carvalho, A. M. A., Império-Hamburger, A., & Pedrosa, M. I. (1999). Dados e tirados: Teoria e experiência na pesquisa em psicologia [Given and taken: Theory and experience in research in psychology]. Temas em Psicologia, 7(3), 205-212. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1999000300002
Cohen, R. (2019). Performance como linguagem [Performance as language] (3rd ed.). Perspectiva.
Ferreira, L. R., & Aléssio, R. L. S. (2020). A experiência Drag Queen como transição na vida adulta [The Drag Queen experience as a transition in adult life]. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 20(3), 813-834. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.54351
Góes, M. C. R. (2000). A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: Uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade [The microgenetic analysis in the historic-cultural approach: A perspective for the study of the constitution of subjetivity]. Cadernos CEDES, 20(50), 9-25. https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000100002
Minayo, M. C. S. (2021). Ética das pesquisas qualitativas segundo suas características [Ethics of qualitative research according to its characteristics]. Revista Pesquisa Qualitativa, 9(22), 521-539. https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.22.506
Oliveira, G. S., Pacheco, Z. M. L., Salimena, A. M. O., Ramos, C. M., & Paraíso, A. F. (2021). Método bola de neve em pesquisa qualitativa com travestis e mulheres transexuais [Snowball method in qualitative research with transvestites and transgender women]. Saúde Coletiva (Barueri), 11(68), 7581-7588. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7581-7588
Oliveira, M. K., & Rego, T. C. (2006). Desenvolvimento psicológico e constituição de subjetividades: Ciclos de vida, narrativas autobiográficas e tensões da contemporaneidade [Psychological development and constitution of subjectivities: Life cycles, autobiographical narratives and contemporary tensions]. Pro-Posições, 17(2), 119-138. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643631
Oliveira, Z. M. R., Guanaes, C., & Costa, N. R. A. C. (2004). Discutindo o conceito de “jogos de papéis”: Uma interface com a “Teoria de Posicionamento” [Discussing the concept of “role games”: An interface with “Positioning Theory”.]. In M. C. Rossetti-Ferreira, K. S. Amorim, A. P. S. Silva, & A. M. A. Carvalho (Orgs.), A rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano [Network of meanings and the study of human development] (pp. 69-80). Artmed.
Pereira, E. R., Pegoraro, R. F., & Rasera, E. F. (2017). História de vida, pesquisa narrativa e testimonio: Perspectivas nos estudos biográficos [Life history, narrative research and testimony: Perspectives in biographical studies]. Quaderns de Psicologia, 19(3), 277-286. https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1413
Rego, T. C. (2022). Autobiographical narratives and research on the constitution of subjectivity in the Vygostkian perspective. Paidéia (Ribeirão Preto), 32(e3224). https://doi.org/10.1590/1982-4327e3224
Rios, P. P. S., Dias, A. F., & Brazão, J. P. G. (2019). “As brincadeiras denunciavam que eu era uma criança viada”: O gênero “fabricado” na infância [“The jokes denounced that I was a faggot child”: The gender “made” in chidhood]. Revista Educação em Questão, 57(54), e18651. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18651
Rosa, E. B. P. R. (2020). Cisheteronormatividade como instituição total [Cisheteronormativity as total institution]. Cadernos PET-Filosofia, 18(2), 59-103. https://doi.org/10.5380/petfilo.v18i2.68171
Rossetti-Ferreira, M. C., Amorim, K. S., & Silva, A. P. S. (2004). Rede de significações: Alguns conceitos básicos [Network of meanings: Some basic concepts]. In M. C. Rossetti-Ferreira, K. S. Amorim, A. P. S. Silva, & A. M. A. Carvalho (Orgs.), A rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano [Network of meanings and the study of human development] (p. 23-33). Artmed.
Rossetti-Ferreira, M. C., Amorim, K. S., Silva, A. P. S., & Carvalho, A. M. A. (Orgs.). (2004). A rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano [Network of meanings and the study of human development]. Artmed.
Rossetti-Ferreira, M. C., Amorim, K. S., Soares-Silva, A. P., & Oliveira, Z. M. R. (2008). Desafios metodológicos na perspectiva da rede de significações [Methodological challenges from a perspective of net of meanings]. Cadernos de Pesquisa, 38(133), 147-170. https://doi.org/10.1590/S0100-15742008000100007
Rossetti-Ferreira, M. C., Oliveira, Z. M. R., & Amorim, K. S. (2021). 40 anos de atuação do CINDEDI: A construção de questões e metodologias de investigação do desenvolvimento de crianças pequenas, em contexto de educação coletiva [40 years of CINDEDI’s performance: The construction of research questions and methodologies for the investigation of the development of small children, in the context of collective education]. Zero-a-Seis, 23(44), 1347-1381. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79111
Santana, J. D. L., & Carvalho, M. F. (2019). O que pode um corpo Drag Queen? Sentidos outros para a pesquisa de questões de gênero na educação [What can a drag queen body? Other meanings for researching gender issues in education]. Polêm!ca, 19(3), 020-038. https://doi.org/10.12957/polemica.2019.51613
Smolka, A. L. B., Nogueira, A. L. H., Dainez, D., & Laplane, A. L. F. (2021). Contribuições teóricas e conceituais de Vigotski para a pesquisa qualitativa em Educação [Vygotsky’s theoretical and conceptual contributions to qualitative research in Education]. Revista Interinstitucional Artes de Educar, 7(3), 1364-1389. https://doi.org/10.12957/riae.2021.63920
Vigotski, L. S. (1998). Problemas de método [Method problems]. In M. Cole, V. John-Steiner, S. Scribner, & E. Souberman (Orgs.), A formação social da mente [The social formation of mind] (J. Cipolla Neto, L. S. M. Barreto, & S. C. Afeche, Trans.) (6th ed., pp. 77-99). Martins Fontes. (Original work published 1984).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paidéia (Ribeirão Preto)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.