Avaliação do Programa Informatizado de Leitura Estratégica para estudantes do ensino fundamental

Autores

  • Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly Universidade São Francisco
  • Nayane Martoni Piovezan Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100010

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Avaliação Psicológica, Compreensão da Leitura

Resumo

Estudos e avaliações nacionais realizadas no Brasil têm revelado que alunos do ensino fundamental apresentam, em sua maioria, dificuldades para compreender textos, apesar de esta competência ser imprescindível para o sucesso escolar. O presente estudo objetivou avaliar o Programa Informatizado de Leitura Estratégica (PILE) destinado a promover a compreensão em leitura de alunos do ensino fundamental. Participaram 58 alunos de 5ª a 8ª séries, com idade de 12,52 anos, em média, 29 estudantes compuseram o grupo controle (GC) e 29 o de intervenção (GI). O Teste Cloze Básico-MAR foi utilizado como pré e pós-medida. O PILE foi administrado durante seis semanas, totalizando 19 encontros. Verificaram-se melhoras significativas, da pré para a pós-medida, para os níveis de compreensão em leitura de GI e GC. Constatou-se que GI sofreu grande efeito da intervenção, o que sugere que o PILE foi efetivo na implementação da compreensão em leitura desses estudantes.

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Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Joly, M. C. R. A., & Piovezan, N. M. (2012). Avaliação do Programa Informatizado de Leitura Estratégica para estudantes do ensino fundamental. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(51), 83-90. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100010