Comunicação e envolvimento: possibilidades de interconexões entre família-escola?

Autores

  • Keila Hellen Barbato Marcondes Universidade Estadual Paulista
  • Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100011

Palavras-chave:

Relações Pais-escola, Ensino Fundamental, Cooperação

Resumo

Família e escola são considerados contextos primordiais para o desenvolvimento humano, sendo desejável que haja um elo adequado entre esses espaços. Pautado nessa premissa, este artigo objetiva analisar as relações estabelecidas entre a escola e a família de crianças com baixo rendimento escolar, salientando que a escola pesquisada adota o regime de progressão continuada. O referencial teórico do estudo foi a perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. Participaram da pesquisa seis crianças, seus respectivos responsáveis e professoras. A coleta de dados consistiu de entrevistas semiestruturadas e observações. Os dados foram coligidos em duas categorias: envolvimento e comunicação. Embora os resultados destaquem a comunicação como principal veículo de trocas entre os dois contextos, essa necessita ser aprimorada. A família e a escola compreendem que devem trabalhar em colaboração, mas tal relação precisa ser reconstruída, pois se mostra assimétrica e repleta de preconceitos.

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Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Marcondes, K. H. B., & Sigolo, S. R. R. L. (2012). Comunicação e envolvimento: possibilidades de interconexões entre família-escola?. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(51), 91-99. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100011