Infância e educação infantil: aspectos inconscientes das relações educativas

Autores

  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos
  • Fernando Donizete Alves Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000200010

Palavras-chave:

pré-escolares, professores de pré-escola, educação, psicanálise

Resumo

Este estudo teve como objetivo discutir a presença do inconsciente nas relações e práticas educativo-pedagógicas constituídas entre professor e criança na Educação Infantil a partir do referencial teórico psicanalítico. Propõe-se a problematização sobre a importância do outro humano, mais propriamente o professor, no processo formativo da criança. A complexidade da experiência educativa coloca em questão, de um lado, o reconhecimento de que professor e criança são sujeitos desejantes, e, de outro, o reconhecimento de que o professor, como outro humano significativo para a criança, é corresponsável pelo processo de humanização do aluno.

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sommerhalder, A., & Alves, F. D. (2012). Infância e educação infantil: aspectos inconscientes das relações educativas. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(52), 241-250. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000200010