Educação, direitos humanos, tolerância e paz

Autores

  • Roseli Fischmann Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2001000100008

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Princípios da Tolerância, Educação para a Paz

Resumo

Este artigo pontua os dados históricos da criação da ONU e posteriormente a elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, salientando que uma tem a face social e a outra focaliza o indivíduo. Discute a seguir a percepção da injustiça e as formas de se opor a ela, de resistência à opressão, a escolha pela ONU de 1995 como Ano Internacional da Tolerância diante da realidade de muitos conflitos étnicos e religiosos espalhados pelo mundo, para embasar a argumentação da necessidade de cooperação dos meios de comunicação, da escola, da ação responsável do Estado ao assumirem a defesa dos princípios da Tolerância. No final há a proposta de uma metodologia de trabalho para uma educação que desenvolva o sentido de respeito aos Direitos Humanos e à Tolerância entre os povos.

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Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Seção Especial - Direitos Humanos

Como Citar

Fischmann, R. (2001). Educação, direitos humanos, tolerância e paz . Paidéia (Ribeirão Preto), 11(20), 67-77. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2001000100008