Brinquedos tradicionais na turquia: comparação entre cenários rurais e urbanos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100006Palavras-chave:
Brinquedos, tradicional, industrialResumo
A interação entre crianças e adultos em atividades lúdicas cria possibilidades para trocas espontâneas e necessárias de influências e para o desenvolvimento de sentimentos positivos recíprocos. O objetivo principal deste estudo foi traçar um panorama da atual presença de brinquedos tradicionais, comparando cenários urbanos e rurais, - uma aldeia de montanha e o centro da cidade de Bursa (Anatólia de Noroeste), Turquia. Pesquisaram-se se brinquedos industrializados eram vendidos nas aldeias e como as crianças dela reagiram a esta mudança. Os dados foram coletados através de entrevistas nos domicílios dos participantes e as respostas registradas com a permissão dos pais. As entrevistas passaram por análise de conteúdo. Os resultados mostram que os brinquedos feitos a mão estão em via de extinção, até nas aldeias, o que deve ser causado pela produção de imitações de brinquedos originais a preços baratos, mas também, pelo aspecto atraente dos brinquedos modernos, que têm um grande impacto.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.